Paulista e paulistano são adjetivos referentes a São Paulo. A diferença entre paulista e paulistano é: Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.
Isso porque se a pessoa nasceu na capital recebe um adjetivo, se no estado de São Paulo, outro: no estado, os nativos são chamados paulistas; na capital, paulistanos. Assim, quem nasce na cidade de São…
O caso se repete no Rio de Janeiro, onde capital e estado também possuem o mesmo nome. Os termos carioca e fluminense indicam pessoas nascidas ou que residem nessa localidade.
Isso significa que todo paulistano também é paulista, pois nasceu na capital do estado de São Paulo. Entretanto, nem todo paulista é paulistano, já que pode ter nascido em qualquer outra cidade do estado.
Também chamados de adjetivos pátrios, essa classe de palavras pode estar relacionada a cidades, estados, países e continentes.
Assim: Quem nasce em São Paulo (cidade) é Paulistano porque nasceu nada cidade, Paulista porque nasceu no Estado de São Paulo e Brasileiro porque nasceu no Brasil. Quem nasce em Santa Isabel é Isabelense, Paulista e Brasileiro. Entendeu?!
E para quem mora no ESTADO de São Paulo? Para que não fique a dúvida a explicação é muito simples: Quem nasceu no ESTADO de São Paulo é PAULISTA. Quem nasceu na CIDADE de São Paulo é PAULISTANO. Ou seja, como eu nasci na cidade de São Paulo sou um paulistano, mas obviamente também sou paulista por ter nascido no estado de São Paulo.
Paulista é aquele que nasce no estado de São Paulo, enquanto paulistano é quem nasce na cidade de São Paulo.
Suponha que você conhece uma pessoa que nasceu em São Paulo. Durante a conversa sobre a cidade natal do outro, surge uma dúvida: afinal, ele é paulista ou paulistano?
Quem nasce no Brasil é Brasileiro. Quem nasce em São Paulo (Estado) é Paulista. Quem nasce em São Paulo (Cidade) é Paulistano. Quem nasce em Santa Isabel (cidade do interior do Estado de São Paulo) é Isabelense. Frisa-se que tanto São Paulo (cidade) como Santa Isabel estão dentro do Estado de São Paulo. Assim:
Nas demais Unidades Federativas do Brasil não há motivos para confusão, uma vez que os nomes das capitais são diferentes dos estados.
São Roque (São Paulo)
Estância Turística de São Roque | |
---|---|
Município do Brasil | |
Apelido(s) | "Cidade do vinho" |
Gentílico | são-roquense |
Localização |
Essa situação acontece também com o estado e a cidade do Rio de Janeiro. Tal como acontece com São Paulo, também há uma distinção. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense e quem nasce na cidade do Rio de janeiro é carioca.
Embora ambos sejam gentílicos relacionados com São Paulo, é importante lembrar que existe o estado de São Paulo e o município (cidade) de São Paulo (capital do estado de São Paulo). E exatamente nessa questão de estado e município que está a diferença.
Nos restantes estados isso não ocorre. Pode é haver dois adjetivos gentílicos com o mesmo significado, como alagoano e alagoense, que indicam uma pessoa que nasce e vive no estado de Alagoas.
As palavras paulista e paulistano são gentílicos, também chamados de adjetivos pátrios, porque classificam as pessoas conforme o local onde nascem e habitam ou de onde procedem.
Isso porque se a pessoa nasceu na capital recebe um adjetivo, se no estado de São Paulo, outro: no estado, os nativos são chamados paulistas; na capital, paulistanos. Assim, quem nasce na cidade de São…