O Gentílico de Natal é Natalense. Natal possuí uma área total de 167,26 Km². Sua população no ano de 2010 era de 803.
Origem. Potiguar ou potiguara é o nome de uma grande tribo tupi que habitava a região litorânea do que hoje são os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi quer dizer "comedor de camarão" (Potï, "camarão" e guar, "comedor").
Resposta. Explicação: Quem mora em natal pode ser natalino, papai noel...etc. Quem nasce ou mora no Estado Rio Grande do Norte é chamado de Potiguar ou Norte-Rio-Grandense.
A formação do povo potiguar passa pela confluência de diversos elementos étnicos, como galegos, mouros, judeus (cristão-novos) portugueses, tupis, africanos que se espalharam pelos vales dos grandes rios, como Ceará Mirim, Potengi, Açu, Mossoró ou pelas regiões serranas do Sertão.
Potiguar, termo que designa quem nasceu no Rio Grande do Norte, assim como suas variantes pitiguar e pitiguara, vem da língua indígena tupi. A palavra original poti'war significa “aquele que come camarão”, crustáceo encontrado com fartura no litoral do estado.
O que é Nortista: Pessoa que nasce na região norte do País.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Quem nasce em Tocantins é tocantinense.
Capixaba. Quem nasce em Vitória é vitoriense. Contudo, o termo "capixaba" passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo. "O termo 'capixaba' se relaciona a uma plantação ou roça cultivada por índios.
O município Palmas está localizado no Estado Brasileiro Tocantins - TO. Palmas possuí uma área total de 2.
Quem for ao dicionário online de português, na internet, vai ficar sabendo que amazônida é a pessoa “que nasceu ou vive no Amazonas, estado que se localiza no Norte do Brasil, onde também está localizada grande parte da Floresta Amazônica; amazonense. adjetivo Relativo ou próprio do Amazonas.
Adjetivos gentílicos dos estados brasileiros
Diversos são os sufixos de que dispõe a língua portuguesa para a formação dos substantivos e adjetivos gentílicos....Lista de topônimos e gentílicos em português.
Os gentílicos, também chamados, quando adjetivos, adjetivos pátrios, são uma classe de palavras que designam um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento ou residência - um grupo a parte de adjetivos derivados de substantivos relacionados a países, estados, continentes, regiões, províncias, cidades, aldeias, ...
as terminações mais comuns para adjetivos pátrios são: "ano" , cuiabano, paulistanos sergipano e "ense" paraense, paranaense, rio pretense....
Pesquise em quais nomes de estados brasileiros Dão origem a palavras terminadas em ense Exemplo:Amapá:amapaense
Os adjetivos pátrios, também conhecidos como adjetivos gentílicos ou nomes gentílicos, são nomes que caracterizam de acordo com a origem do ser, que pode ser país, cidade ou estado. Geralmente nomeiam pessoas, mas podem caracterizar animais e até objetos.
"Adjetivos Pátrios" são aqueles que expressam nacionalidade ou lugar de origem do ser, e podem se referir a países, estados, regiões, cidades ou localidades. ... - Os brasileiros (substantivo) viajaram em um navio português (adjetivo). - Os portugueses (substantivo) viajaram em um navio brasileiro (adjetivo).
Adjetivos Pátrios de Países
Adjetivo pátrio é o termo que indica a nacionalidade de uma pessoa, um objeto, animal, entre outros. Esta nacionalidade está ligada a países, cidades e estados de uma forma geral.
Gentílicos - Conheça os adjetivos pátrios das capitais brasileiras