Batatais
163 anos
RIBEIRÃO PRETO é o centro da região que mais se desenvolve no Brasil. Desenvolvimento com base na diversificação da economia e da qualidade de vida. ... Mais de 80 municípios compõem a região de Ribeirão Preto. São 3 milhões de habitantes que ocupam uma área de 30 mil km2.
Pela Lei Provincial n.º 99, de a vila de Entre Rios voltou a denominar-se Ribeirão Preto. Elevado à condição de cidade com a denominação de Ribeirão Preto, pela Lei Provincial n.º 85 ou 88 de o município teria sido criado segundo a fonte, em 6 de setembro de 1892.
A demanda por mão de obra fez de Ribeirão Preto o destino de imigrantes italianos, japoneses, alemães, entre tantos. Também motivou a vinda da Estação Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, em 1883, para o transporte de imigrantes desde o litoral e, na volta, escoar a produção agrícola.
Ribeirão Preto é um município brasileiro, mas leva um apelido “gringo”. Por estar no centro de uma das regiões mais prósperas do Estado de São Paulo, a cidade ganhou a fama de ser a Califórnia brasileira – uma alusão ao estado americano da Califórnia.
Em 19 de junho de 1856, Ribeirão Preto foi fundada por fazendeiros. E mais tarde, em 1883, o bom clima e solo contribuíram para a plantação de café, que foi responsável pela transformação da cidade, que se tornou a maior produtora de café do mundo inteiro até a quebra da bolsa de Nova Yorque de 1929.
Melhores bairros para morar em Ribeirão Preto
Os melhores bairros para morar em Ribeirão Preto
De acordo com levantamento da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), a área do 6º Distrito Policial (da Vila Virgínia, Parque Ribeirão e Jardim Centenário) é a região mais violenta da cidade, com 27 mortes registradas este ano, contra 21 até maio do ano passado.
Bairros em Ribeirão Preto - SP
Ribeirão Preto é dividida oficialmente em mais de 160 bairros, quatro regiões (Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste e Zona Oeste) e três administrações regionais (subprefeituras).
Ipiranga
Morar em Ribeirão Preto pode parecer mais barato do que nas capitais, porque oferece alta qualidade de vida, segurança pública e boa infraestrutura de serviços públicos e emprego – tanto para profissionais qualificados quanto para quem está começando a vida profissional agora, como estagiários e freelancers.
Moradia