Nhonho é filho único de Sr. Barriga. A personagem foi criada em 1974, juntamente com Pópis, Malicha, Godinez, Elizabeth e Cândida, quando se criou a Escola como nova localização dos capítulos da série.
Ainda na entrevista de 2011, ele refletiu sobre seu sucesso, e ainda disse se espantar: “Acho que eu sou quem mais se surpreende com isso. Mas, por outro lado, é a consequência de uma soma de talentos de todos os tipos: criatividade, técnica e interpretação. Circunstancialmente, tudo isso se uniu em uma época na qual a televisão não tinha tanta excelência, e quando o mundo também era outro. Acho também que o que mantém o seriado atual é que as situações e os personagens transmitem nos telespectadores algumas semelhanças. O Senhor Barriga e o Nhonho representam uma parte muito importante da minha vida. Através deles eu pude me realizar como ser humano, viajar e conhecer pessoas”.
Apesar de a exibição de Chaves no Brasil não ter sido feita em ordem cronológica, o seriado conta sim com divisões por temporadas: no total, o programa teve 8 temporadas próprias. A maioria das histórias tende a se encerrar dentro de um mesmo episódio, o que pode dificultar a identificação das temporadas.
Apesar de Chaves não possuir um enredo que entrelace os episódios, cada capítulo era exibido aleatoriamente no Brasil, com pouca preocupação em respeitar as temporadas.
Dono do cortiço, Seu Barriga cobra pessoalmente o aluguel dos seus inquilinos. O trabalho, no entanto, não é nada fácil: cada vez que ele chega na vila, Chaves o recebe com uma pancada acidental. Isso para não falar nas constantes fugas de Seu Madruga para não saldar sua eterna dívida de 14 meses de aluguel.
A quinta temporada trouxe uma leva de episódios regravados: histórias já contadas em capítulos antigos foram repaginadas, contando com pequenas mudanças pontuais nos roteiros. A partir deste ano, os episódios em duas ou três partes se tornaram mais comuns.
A intérprete de Chiquinha está com 63 anos e ainda vive de apresentações como a famosa personagem da vila. Por isso, a atriz e Bolaños ficaram muito tempo sem se falar. Em 2013, ela comentou que o amava muito e que já tinha tentado entrar em contato com o comediante ligando e mandando cartas, mas ele nunca respondeu. Nessa sexta-feira, ela usou sua conta no Twitter para falar sobre a morte de Bolaños: “Descanse em paz, Roberto”.
Um garoto malandro e preguiçoso que se senta no fundão da escolinha. Apesar de não aparecer com tanta frequência na série, Godínez é presença garantida em todos os episódios que se passam na sala de aula.
Ramón Valdés, o Seu Madruga: o ator morreu em agosto de 1988, aos 65 anos. O ator faleceu em decorrência de um câncer de estômago que se espalhou pelo corpo e atingiu a coluna vertebral.
Chaves é um garoto órfão que mora na casa número 8 do cortiço. Não, ele não morava dentro do barril: aquele era seu esconderijo! Ele deixa claro que é impossível para uma pessoa morar dentro de um barril!
O Seu Madruga é um dos personagens mais carismáticos do seriado. Viúvo e pai de uma menina, a Chiquinha, Seu Madruga não é lá muito fã de trabalhar e sempre faz de tudo para escapar da sua eterna dívida de 14 meses de aluguel com o Sr. Barriga, o proprietário da vila.
Nhonho tem alguns bordões que são bem característicos para cada situação dentre eles se destacam o famoso “Olha ele hein! Olha ele hein! Olha ele…” que ele usa sempre que o insultam. É muito comum ver o Nhonho dizendo essa frase nos episódios da escola quando os personagens o insultam dizendo que ele é o maior animal do mundo ou coisas do tipo.
Mas toda a sua braveza vai embora quando o Professor Girafales aparece para visitá-la: apaixonada, ela suspira ao vê-lo e até amansa sua fama de briguenta quando seu amado chega para tomar uma xícara de café.
A série Chaves foi um dos maiores sucessos da televisão mexicana e também alcançou uma popularidade imensa no Brasil ao ser exibida durante anos no SBT. No ar pela primeira vez nos anos 70, o humorístico já perdeu alguns de seu maiores talentos, incluindo o protagonista Roberto Gómez Bolaños. Entre os personagens do Chaves ainda estão vivos, está o Kiko, Chiquinha, entre outros.
Tudo começou em 1971, quando o humorista Roberto Gómez Bolaños (conhecido como Chespirito) criou uma esquete em que um garoto de oito anos de idade conversava com um vendedor de balões. Bolaños interpretava o menino, enquanto o vendedor de balões era vivido por Ramón Valdez, que mais tarde ficaria conhecido como Seu Madruga.
Qual ano Kiko morreu? novembro de 1999 O ator e produtor morreu em 21 de novembro de 1999, após sofrer um ataque cardíaco durante as gravações de uma homenagem a Chespirito na Televisa.
A terceira temporada é a que conta com menos participações do Professor Girafales, da Dona Clotilde e do Seu Barriga. O professor e a "bruxa" estiveram ausentes em 25 episódios, enquanto o dono do cortiço não apareceu em 20 capítulos.
A eterna Bruxa do 71 morreu em 1994 devido a um câncer de pulmão, provavelmente causado pelas décadas de tabagismo constante. Angelines Fernández faleceu aos 71 anos.
Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.
Na oitava temporada, outra baixa: Ramón Valdez (Seu Madruga) deixa o programa. Sua última participação foi no episódio O Cãozinho Peludinho. Daí em diante, o programa adiciona Dona Neves, a bisavó de Chiquinha, e o restaurante de Dona Florinda passa a fazer parte do cenário habitual.
Por ser filho do Senhor Barriga, o dono das casas do cortiço onde a trama é gravada, algumas vezes usa este fato para tirar vantagem dos amigos, mas na maioria das vezes é generoso, em especial quando se trata de dinheiro, o que tem de sobra (muito mais que o Quico).
A série “Chaves” é uma das séries de maior sucesso no mundo, é difícil encontrar alguém no planeta que não conheça os simpáticos personagens da vila. O programa que misturava a inocência típica das crianças com tipos muito humanos provoca risos mesmo depois de muitos anos no ar sendo reprisada.