ElencoPersonagemAtor/ Atriz OriginalDublador/ DubladoraSimbaMatthew BroderickGarcia JúniorCam Clarke (canções)KiaraNeve Campbell (adulta)Sylvia Salustti (adulta)Liz Callaway (adulta – canções)Nanná Tribuzy (adulta – canções)
No novo O Rei Leão, Nala observa Scar e planeja sua fuga, se escondendo do vilão em um dos momentos mais tensos do filme. Por fim, quem a ajuda na jornada é o pássaro Zazu, que desta vez não é preso quando o tio de Simba toma o poder.
Antes de mostrar a Simba os grandes reis do passado dentro do céu estrelado, Mufasa declara orgulhosamente: “Deixe-me dizer-lhe algo que meu pai me disse.”
Mufasa apresenta seu herdeiro, Simba, ao povo de Pedra do Rei. Scar, tio do príncipe, não aparece na cerimônia e deixa claro que tem sede de poder. O rei procura criar o seu filho transmitindo valores de responsabilidade e lembrando que um dia ele irá governar. Simba, no entanto, é uma criança e quer se divertir e buscar aventuras.
A Disney revelou o elenco principal de dubladores brasileiros para o remake de O Rei Leão. A cantora Iza (Nala), o ator Ícaro Silva (Simba), João Acaiabe (Rafiki), Graça Cunha (Sarabi), Robson Nunes (Kamari), entre outros artistas darão voz e vida aos animais do filme.
Embora pensem duas vezes, por se tratar de um leão, resolvem ajudá-lo. Ao contrário do povo de Pedra do Rei, Timão e Pumba não fazem parte de uma sociedade organizada, com papéis definidos.
Desta vez, tio e sobrinho caminham pelo vale onde, segundo conta o vilão, todos os grandes leões aprenderam a rugir. Scar pede para que Simba continue a treinar, que só assim ele vai crescer e ficar poderoso igual ao pai, e sai de fininho para atrair a debandada de gnus.
Kamari, Shenzi e Azizi tiveram papel fundamental em O Rei Leão original. Já no remake, o trio aparece mais dissolvido. Uma das mudanças é Shenzi, que se torna agora a líder incontestável do bando das hienas.
O Rei das Terras do Orgulho e pai amoroso de Simba, Mufasa é morto na cena de debandada famosa de O Rei Leão, mas deixa uma impressão memorável, no entanto.
O projeto dirigido por Jon Favreau adiciona particularidades em momentos fundamentais da clássica história, como o desenrolar da morte de Mufasa e a divertida dança de Timão, além de desenvolver trechos praticamente esquecidos.
Ono também perdeu a visão quando salvou Bunga que caiu na fumaça do vulcão ficando com a visão embaçada. Com isso Anga, uma águia recebeu a marca da guarda, e Ono perdeu a dele, mas depois recebeu a marca em seguida pelo de seu intelecto que o torna sábio. Ele guiou a Guarda do Leão até a Árvore da Vida.
Usando CGI realista e de ponta para renderizar os personagens queridos dos fãs, como Simba, Nala e Scar, O Rei Leão foi dirigido por Jon Favreau e quebrou a barreira de US$ 1 bilhão na bilheteria, mas foi lançado com críticas mistas.
Outro momento inédito é uma batalha entre Shenzi e Nala no ato final, para deixar ainda mais evidente que a hiena é uma guerreira corajosa e, como comandante de seu grupo, não fugiria da poderosa leoa.
Se no original Nala encontra Simba quando estava atrás de comida para o bando, desta vez ela simplesmente vai embora em busca de ajuda para destronar Scar e seu exército de hienas.
Scar, pelo contrário, é preguiçoso, autoritário e irresponsável. Para manter o poder, se associa às hienas, perigosas e aproveitadoras. Na música Se Preparem, reúne as suas tropas e discursa num palanque alto, lembrando um grande ditador.
Constantemente lutando contra os inimigos enquanto Mufasa permanecia o amado príncipe despertou o ciúme de Scar, e ele até mesmo derrubou um plano de traição por outro leão, recebendo seu famoso ferimento no olho no processo.