O que é Carioca: Quem nasceu na Cidade do Rio de Janeiro. Tem sua origem por causa do rio carioca que banha a cidade. Alguns dizem ser mais que isto, ser carioca é um estado de espírito.
O termo carioca vem de duas palavras tupi: kara'iwa (homem branco) e oka (casa), que, juntas, significam “casa do homem branco”. Os índios passaram a usar a expressão logo depois da fundação do Rio de Janeiro para se referir à cidade.
Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural). É por isso que água de rio é água fluvial.
Vale a pena conhecer um pouco mais daqueles que tem um dos sotaques mais gostosos do país.
O sotaque carioca, mais particularmente o s chiado ao final da sílaba, é uma herança direta do português de Lisboa, já que a corte portuguesa veio em grande contingente para o Rio de Janeiro, em 1808, e a cidade se tornou capital da República em 1889. (Para mais detalhes, acho legal ouvir esse podcast aqui).
Na hora de falar, o paulistano de certas regiões estende a pronunciação, de forma anasalada, de verbos no gerúndio e muitas vezes introduz a letra “I” entre “E” seguido de “M” ou “N“. Ex.: Eu “tô ti falâââândo“. Mas eu não “tô entendêêêiindo“.
1- Caô Se alguém no Rio está contando uma mentira, ele não está mentindo; está “metendo um caô”. A palavra caô, no dicionário de gírias cariocas quer dizer mentira, lorota, papo furado. Exemplo: Para de caô, eu já sei que que você não foi para Copacabana!