Quem melhor seno? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O macete mais simples para saber quando usar o SENÃO junto é quando ele puder ser substituído por “do contrário” ou “caso contrário” e em todos outros casos em que o SE NÃO não puder ser utilizado (de outro modo, a não ser, mas sim, mas também, porém ou falha/defeito).
Como substituir o SE não?
Sinônimo de senão
a não ser, à exceção de, afora, exceto, fora, menos, salvante, salvo, tirante. Caso contrário:
caso contrário, aliás, de outra forma, de outro modo, do contrário, quando não. Mas:
- senão vejamos / senão, vejamos: vírgula opcional; em vez de mostrar o contrário – como poderia parecer –, a expressão leva a uma confirmação do que foi anteriormente enunciado: A Lei 2.445/88 é enumerativa e não taxativa.
Quando usa senão junto e senão separado?
Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.
Qual é a diferença de Senão junto e se não separado?
Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.
Qual é a diferença de Senão e se não?
Ambas são do latim – sim vem de “sic” e não vem de “non”. O “sic” corresponde ao nosso “assim”, palavra que acabou abreviada para virar o sim.
Quando usar o Senão vejamos?
Significado de VejamosVejamos vem do verbo ver. O mesmo que: assistamos, fitemos, miremos, observemos, olhemos, presenciemos, testemunhemos, enxerguemos, avistemos.