Quem MEI pode ser Simples Nacional? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
MEI. O Microempreendedor individual, ou MEI, é um dos tipos de empresas que podem aderir ao Simples Nacional, porém, com algumas ressalvas. O MEI possui um limite máximo de faturamento, de R$ 81.000,00 por ano e está isento de alguns impostos, como o Imposto de Renda, o PIS, o Cofins, o IPI e o CSLL.
O que é preciso para passar de MEI para me?
Passo a passo para migrar de MEI para ME
Solicitar o desenquadramento do MEI no Portal do Simples Nacional. ...
Comunicar a Junta Comercial do seu estado. ...
Atualizar os dados cadastrais da sua empresa na Junta Comercial e demais órgãos locais. ...
Pague os tributos e impostos corretamente.
Quanto tempo demora para mudar de MEI para Simples Nacional?
No caso de o desenquadramento acontecer por opção do empresário ou porque a receita anual ultrapassou em até 20% os R$ 60 mil estipulados pelo MEI, a mudança para o Simples Nacional só poderá ocorrer no dia 1° de janeiro do ano seguinte ao desenquadramento.
Quando muda de MEI para me muda o CNPJ?
Na mudança de MEI para ME, existe a possibilidade de você manter o mesmo CNPJ. Afinal, você não estará dando uma baixa no MEI, e sim realizando o desenquadramento e transferência para ME. Para mudar o CNPJ seria necessário dar a baixa no MEI e, então, abrir uma microempresa, agora com um novo CNPJ.