Stalin morreu em 1953 e acabou sendo sucedido por Nikita Khrushchov, que denunciou seu antecessor e iniciou um processo de desestalinização em toda a sociedade soviética.
Após a morte de Joseph Stalin em março de 1953, ele foi sucedido por Nikita Khrushchev como Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética e Georgy Malenkov como Primeiro-ministro da União Soviética.
74 anos (1878–1953)
A ascensão de Stalin ao poder aconteceu depois da morte de Lenin, com o líder georgiano impondo um governo baseado no terror e marcado pela morte de milhões de pessoas, fosse por execuções sumárias, fosse em campos de trabalho forçado.
Trotski apoiava que a revolução socialista deveria ser difundida para outros países como forma de garantir a sobrevivência do socialismo na União Soviética. Já Stalin acreditava que a revolução deveria ser consolidada primeiro no próprio país.
Afastado do controle do partido por Stalin, Trótski foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde veio a ser assassinado por Ramón Mercader, agente da polícia de Stalin, que teve ajuda da espiã soviética infiltrada, África de las Heras.
Resposta. Trotski defendia a tese da revolução permanente, segundo a qual o socialismo somente seria possível se fosse construído à escala internacional. Ou seja, a revolução socialista deveria ser levada à Europa e ao mundo. Opondo-se a tese trotskista, Stalin defendia a construção do socialismo num só país.
Stalin acreditava que a revolução deveria ser consolidada primeiro no próprio país. Trotski também criticava a burocratização do Estado, a extinção da vida democrática no interior dos sovietes e o excesso de poder na mão do chefe do governo, no caso, Stalin.
Resposta. Trotski apoiava que a revolução socialista deveria ser difundida para outros países. Já Stalin acreditava que a revolução deveria ser consolidada primeiro no próprio país.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
O termo bolchevismo é de origem russa e significa, literalmente, maioria (em russo, bolscinstvó). Serviu para designar a corrente política e a linha organizacional idealizada e imposta pelo líder revolucionário Vladimir Lênin ao Partido Operário Social-Democrático da Rússia (POSDR).
Significado de Bolchevique adjetivo Refere-se ao bolchevismo, ao sistema político-social russo, comandado por Vladimir Lênin, implementado logo após a Revolução de 1917 e, posteriormente, definido como comunismo. ... Do russo bol'shevik "maioria".
Vladimir Lênin
Lista de líderes
Enquanto os bolcheviques defendiam a ideia de que o ideal seria uma revolução radical e política socialista (armada, se assim necessitasse o uso) os mencheviques defendiam uma revolução moderada, que aderiria à democracia e só então ao socialismo.