Muitos historiadores da antiga tradição afirmam que Jeremias morreu apedrejado no Egito por alguns hebreus revoltosos na cidade de Daphne. Porém, as Sagradas Escrituras não afirmam nada sobre esse fim para o homem de Deus.
O Livro de Jeremias é o segundo dos livros dos principais profetas da Bíblia, vem depois do Livro de Isaías e antes do Livro das Lamentações. Os capítulos 1 a 24 registram muitas das suas profecias. Os capítulos 24 a 44 relatam suas experiências. Os remanescentes contém Profecias contra as nações.
Ensinava que a corrupção tem sua origem num coração ímpio (17:9), e que sem um novo coração, novas intenções e um novo espírito, o homem é incapaz de fazer o bem (13: 23). Tal mudança só poderia ser efetuada por um ato soberano e criador de Deus (24: 7; 31: 31-34).
Pode-se dizer que a missão de Jeremias consistia em alertar o povo a respeito de das consequências de sua desobediência , tendo por reação aos alertas rejeição da mensagem .
Eu não te dei espírito de temor, mas de ousadia. Onde Eu te mandar, tu irás. Onde Eu te colocar, tu brilharás.
No livro estão registradas as profecias sobre Judá, advertindo-lhe sobre a destruição que se aproxima se a nação não se arrepender. Jeremias clama à nação para que se volte a Deus. Ao mesmo tempo, Jeremias reconhece a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua idolatria e imoralidade impenitente.
O Baruque foi quem leu a mensagem de Jeremías no templo, ele fez como Jeremias lhe tinha dito e leu todas as mensagens ao povo que estava no templo. ... Jeremias como profeta de Deus, exigiu a conversão do povo e profetizou a invasão babilônica de Jerusalém (Jr 1,13-16).
Jeremias: Significa “o Senhor é enaltecido”, “o Senhor é exaltado”. ... Jeremias é nome de um personagem bíblico, citado no Antigo Testamento como um dos maiores profetas desta época. Ele é o autor do livro de Lamentações e chegou a ver a destruição de Jerusalém pelo exército da Babilônia no século VI.
À luz da teologia pode ser interpretado como um castigo e um tempo de purificação, e a esperança de que Deus olhará com clemência para o povo, consoante fim da quinta Lamentação. As Lamentações são usadas na Liturgia da Igreja Católica por ocasião da Semana Santa, para lembrar o sofrimento de Jesus.
substantivo feminino Lamúria; expressão de sofrimento; demonstração de dor, de angústia. Lamento; fala triste, geralmente acompanhada de gemidos e clamores. Elegia; canção triste, melancólica ou fúnebre. Etimologia (origem da palavra lamentação).
O livro lamenta a dor de uma nação e evoca as nuances teológicas que acompanham a tentativa de lidar com uma catástrofe. ... O templo foi destruído, o povo devastado, a nação dispersada e ele foi testemunha. A primeira abordagem em Eicha se concentra em obter uma admissão de culpabilidade dos judeus.
A tradição afirma que Lamentações foi escrito após a cidade ter sido destruída, tendo Jeremias sido levado com o restante do povo para o Egito, contra sua vontade, depois de ter passado toda a vida tentando, através de suas profecias, fazer o povo voltar à vida de obediência, cumprindo o pacto que tinha com Deus, a fim ...
Jeremias, mais conhecido com o “profeta chorão” escreveu o livro de Lamentações logo após a queda de Jerusalém em 586 a.C. Jerusalém havia sido destruída pela Babilônia, e os judeus haviam sido mortos, torturados ou levados como escravos.