Furiosos, eles invadem o local, rendem Simei e um deles mata Harã com uma facada.
Devido ao fato de ser estéril, Sara teria permitido que Abraão coabitasse com Agar no sentido de gerar um herdeiro. Desta união, foi gerado Ismael o que fez Agar desprezar Sara, já que esta não podia conceber, e quando Sara concebeu milagrosamente a Isaque, Ismael passou a perseguir e humilhar seu meio-irmão.
Agar nos ensina, que Deus está presente em nossa vida. Deus ofertou sua presença para aquela mãe e aquele filho. Os ajudou. Ele havia prometido para Abraão que esse seu filho também seria uma grande nação (Gn 21:14). Ele havia prometido para Agar que Ismael seria uma grande nação (Gn 21:18).
Agar achava as condições de vida dos hebreus bastante primitivas em comparação com a vida no Egito. ... Sara decidiu então oferecer sua escrava Agar a Abraão como substituta. Agar geraria o filho e cuidaria dele, mas pertenceria e seria aceito como filho de Sara e Abraão.
E nessa época Sara terá um filho". Não existe o impossível para que as promessas de DEUS sejam alcançadas e derramadas em nossa vida. É necessário crer e aguardar, jamais duvidar. Abraão tinha cem anos de vida quando a promessa do Senhor foi cumprida em sua vida.
Deus cumpriu esta promessa, abençoando tanto a Abraão como aos seus descendentes em Gênesis diz: Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.
Segundo o livro de Gênesis, Abraão tinha 100 anos quando Isaac nasceu e Sara já havia cessado o período fértil. Isaac foi o único patriarca bíblico cujo nome não foi mudado e também o único que não deixou Canaã. Comparado com Abraão e Jacó, a história de Isaac relata poucos incidentes em sua vida.
Caiu a ficha: Isaque estava se tornando o Deus de Abraão! A grande lição para nunca esquecermos é esta: Tudo o que vier a se tornar o primeiro em nossa vida, torna-se o nosso Deus. Tudo que se torna a nossa fonte de segurança, de alegria e vida, já se tornou o nosso Deus. E Deus não aceita ser o segundo em nossa vida.
Bem, foi isso mesmo, mas não tão rápido assim. Por 20 longos anos Isaque orou por sua amada Rebeca. Ele tinha 40 anos quando se casou e tinha 60 anos quando Rebeca lhe deu filhos gêmeos: Esaú e Jacó.
O Senhor pediu a Abrão a vida de Isaque como sacrifício “Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei” (Gm 22:2) Tendo feito de acordo com o que o Senhor ordenou, pouco antes de sacrificar seu filho, um anjo bradou ...
A tela representa Abraão prestes a cumprir uma ordem de Deus que, para provar sua obediência, exigiu que ele sacrificasse seu único filho, Isaac. Este episódio está descrito na Bíblia em Gênesis, 22.
A antiga tradição judaica associa o lugar onde o Templo de Salomão se erguia com o monte na "terra de Moriá", onde Abraão, às ordens de Deus, ofereceu o seu filho. Foi para a "terra de Moriá" que Abraão viajou e, no terceiro dia, ele viu à distância o lugar indicado por Deus.
A prova de fé de Abraão foi duríssima, e por ela se revelou toda a profundidade do seu amor por Deus, e o quanto a sua fé havia sido fortalecida, porque lhe foi exigido que oferecesse a seu próprio filho como holocausto, isto é, como sacrifício.
E o autor de Hebreus nos confirma esta conclusão, dizendo que “Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito: 'Por meio de Isaque a sua descendência será considerada'.
Deus prova Abraão (Gênesis 22:1-8) As provações servem para aperfeiçoar a fé e a obediência dos santos. ... Ele se levantou de madrugada, preparou o seu jumento e a lenha, tomou Isaque e dois de seus servos, e partiu para Moriá (Gênesis 22:3). Ao terceiro dia Abraão conseguiu avistar o lugar que Deus havia lhe falado.
A palavra Holocausto era originalmente usada para designar um sacrifício aos deuses em que a vítima era queimada. Em Israel, é usado o termo secular hebraico Shoah, que significa "destruição" ou "catástrofe".
As Leis de Nuremberg foram leis antissemitas criadas pelo Partido Nazista em 1935 e criaram legislação que ampliou a discriminação contra os judeus na sociedade alemã. ... Essas pequenas violências contra os judeus a longo prazo resultaram no Holocausto, o genocídio de judeus realizado durante a Segunda Guerra Mundial.
Segundo o dicionário , a palavra tem origem do Lat. Sacrificiu fig., - privação voluntária em benefício de outrem;renúncia;abnegação;(no pl. ) trabalhos, canseiras.
Sacrifício ou oferta a uma divindade para lhe aplacar a cólera ou para a agradar.
A palavra expiação encontra-se poucas vezes na Bíblia, mas o conceito da expiação constitui o assunto principal do Antigo e do Novo Testamento. Palavras mais conhecidas como reconciliação, propiciatório, sangue, remissão de pecados e perdão estão diretamente relacionadas com esse tema.
Em o Livro do Êxodo 25:17 a palavra traduzida para propiciatório [de ouro] é a palavra hebraica kapporeth que aqui teria o significado de "cobrir", segundo a versão LXX, e é usado com o significado de "tampa" da arca da aliança em Êxodo 25:21 Desta forma hilasterion e kapporeth denotam propiciação, e em teologia cristã ...
1 Relativo a propiciação. 2 Que tem a virtude de tornar propício ou favorável; propiciador. 3 Que tenta obter proteção, boa vontade, perdão etc. de Deus, de uma divindade ou de um ser superior; propiciador.
Sobre a tampa, chamada Propiciatório "o Kapporeth", foi esculpida uma peça em ouro, formada por dois querubins de frente um para o outro, cujas asas cobriam e formavam uma só peça "com" a tampa, a Bíblia não diz que eles estão ajoelhados, e nem que uma asa toca na outra,(Êxodo 37,7-9).