Não houve um sucessor de Josué em Israel, pelo menos não nos mesmos moldes de sua liderança e da liderança de Moisés, antes dele. Josué foi escolhido por Deus para suceder Moisés na liderança do povo de Israel já no final do período de peregrinação pelo deserto. E sua liderança a frente de Israel foi indicada de forma solene diante de todo o povo enquanto Moisés ainda estava vivo. Porém, isso não se repetiu quando a liderança de Josué estava perto do fim.
Josué e Calebe foram até à fronteira de Canaã e espiaram a terra. Quando voltaram, disseram ao povo que a terra que eles espiaram era muito boa. Eles lembraram que se o Senhor se agradasse deles, então os colocaria nessa terra, onde emana leite e mel. Os israelitas deveriam ser obedientes ao Senhor. Também não deveriam temer o povo daquela terra, pois o Senhor era com eles.
O capítulo 12 lista os reis derrotados em ambos os lados do Jordão: os dois reis a leste do Jordão que foram derrotados sob a liderança de Moisés (Josué 12:1-6 e Números 21:) e os 31 reis a oeste derrotados por Josué (Josué 12:7-24).
Muitas pessoas tentam encontrar nesse texto um possível erro bíblico. Elas alegam que o erro está no fato de o texto descrever que o sol e a lua pararam, ao invés da rotação da Terra. Mas essa discussão é completamente descabida. A Bíblia usa a linguagem do observador. Isso significa que mesmo em nossos dias, em pleno século 21, caso a rotação da terra parasse, do ponto de vista do observador, isto é, de quem está na terra, o sol é que estaria parado no céu.
Após a morte de Josué, Renato Modesto diz que pode fazer uma nova novela somente com a saga de Otniel. ... O próximo livro da Bíblia é Juízes, onde se conta a história de Otniel que se torna o primeiro Juiz de Israel.
O agir de Deus a favor do povo de Israel fez com que os moradores daquelas terras ficassem apavorados (Josué 2:9-11). No capítulo 3 do livro de Josué, temos a descrição de como Deus, sobrenaturalmente, interrompeu as águas do Jordão quando os sacerdotes que levavam a Arca da Aliança pisaram nas águas. Assim o povo de Israel passou a seco marchando em direção a Jericó.
À frente de seu povo, Josué vence mais de quarenta reinos inimigos, um por um, confirmando cada vez mais o domínio do povo de Israel sobre Canaã. Após diversas vitórias, o povo hebreu esta à frente de um de seus maiores desafios.
Por todo o livro de Josué encontramos exemplos das incríveis ações militares lideradas por ele. Um desses exemplos foi a marcha noturna de Gilgal para aliviar o cerco de Gibeão. Durante a batalha descrita no capítulo 10, vemos como a providência divina acompanhou aquele povo.
Por causa do pecado de Israel, Deus entregou aquele povo na mão de povos estrangeiros. Esses povos espoliaram e despojaram os israelitas. Nesse tempo os filhos de Israel sofreram muito, pois onde quer que fossem a mão do Senhor era contra eles (Juízes 2:15).
Josué pôde ver o poder de Deus desde o Egito, passando pelo período no deserto, até chegar, finalmente, na terra prometida em Canaã. A história de Josué e o seu exemplo como homem temente a Deus, certamente nos ensinam muitas lições. Alguns pontos que podemos destacar sobre esse notável homem de Deus são:
Na verdade, muitos estudiosos acreditam que é possível que o período de liderança de alguns juízes em Israel se sobrepuseram; de modo que houve períodos em que mais de um juiz liderou sobre o povo ao mesmo tempo, porém em regiões diferentes.
Nenhum dos inimigos de Josué resistia a ele, pois Deus lhe dava vitória nas batalhas. Diante de tantas conquistas, o povo de Gibeão resolveu enganar Josué para se salvar. Aquele povo conseguiu convencer a Josué de que eles eram de uma terra muito distante e acabaram fazendo um acordo de paz com ele.
Josué esteve ao lado de Moisés durante o Êxodo e os 40 anos de exílio no deserto do Sinai. ... De acordo com o texto bíblico, Josué comandou uma campanha militar impecável: tomou cidades, ocupou as montanhas da Judeia e conquistou toda a região norte – praticamente sem deixar sobreviventes.
Josué também foi designado como o representante da tribo de Efraim para ser um dos doze espias que foram averiguar a terra de Canaã e seus habitantes (Números 13:8-14). Após a missão de reconhecimento, dentre todos os espiões, apenas Josué e Calebe defenderam a ideia de que os israelitas deveriam prosseguir com a invasão de Canaã. Eles entenderam que a terra “era muito boa” (Números 14:7).
No entanto, como já foi dito, a liderança dos juízes não era exatamente do mesmo tipo da liderança de Josué. Inclusive, a liderança dos juízes de Israel parece ter sido mais fragmentada. Isso quer dizer que alguns juízes não lideraram os israelitas como um povo unificado numa espécie de confederação das doze tribos, mas exerceram sua liderança de forma mais regional.
Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que o nome original de Josué dado por sua família era Oseias, que significa “salvação” (Número 13:8; Deuteronômio 32:44). Oseias é um nome que ocorre muitas vezes na tribo de Efraim (1 Crônicas 27:20; 2 Reis 17:1; Oseias 1:1).
Josué esteve ao lado de Moisés durante o Êxodo e os 40 anos de exílio no deserto do Sinai. Quando o profeta morreu, coube a ele sucedê-lo numa missão complexa: cruzar o rio Jordão e iniciar a conquista de Canaã, estabelecendo assentamentos israelitas permanentes no que hoje é a Cisjordânia.
Moisés, solenemente, investiu honra e autoridade em Josué perante toda a congregação de Israel. Ele também impôs as mãos sobre ele e compartilhou o espírito de sabedoria (Deuteronômio 3:21-29).
O Rico e Lázaro
110 anos
1245 a.C.
Raabe
Túmulo de Josué
Veremos que ele confiava em Deus. Isso o fez destacado, em meio a uma geração desobediente; e, por conta disso, Deus o escolheu para pastorear o povo de Israel, conduzindo-o à conquista da terra prometida. Se desejamos agradar a Deus e ter uma vida cristã vitoriosa, devemos seguir o exemplo de Josué.
O próprio Deus escolheu Josué. Lembram quando ele liderou o povo de Israel contra os amalequitas? Moisés confiava muito em Josué. Deus falou com Moisés para ele escolher um líder da nação depois que ele morresse, e ele deveria orar por Josué e passar a liderança pra ele e abençoa-lo.
O sexto livro da Bíblia relata ao longo de 24 capítulos, a história de como os israelitas conquistaram a terra de Canaã e passaram a morar nela. E Josué foi responsável por comandar a conquista da terra, tendo sucedido Moisés como líder do povo de Deus. Ao nascer, Josué recebeu o nome de Oseias (hebr.
Seu nome, em hebraico, significa “Salvador” ou “o Eterno salva”. Segundo a Bíblia, foi um guerreiro determinado. E, para os judeus, figura entre os líderes mais importantes da história de Israel. Josué esteve ao lado de Moisés durante o Êxodo e os 40 anos de exílio no deserto do Sinai.
Raabe
Thaís Melchior, protagonista de A Terra Prometida, nova novela da Record, que estreia na próxima terça-feira (5), vai interpretar a guerreira Aruna. Ao R7, a atriz contou que sua personagem tem uma característica diferente das mulheres da época. — Ela é uma mulher à frente do seu tempo e amo essa característica dela.
O segredo mais profundo de Josué foi: Compreender e viver o AMOR de Deus para com a humanidade. Ele vivia quando cumpria os mandamentos dEle. E a bíblia nos diz que quem ama o Senhor cumpre os mandamentos dEle.
Ele tinha visto eles amarem e reverenciarem Moisés quando tudo estava indo bem. Mas, ele também os tinha visto tornarem-se rebeldes quando as coisas iam mal. Josué deveria ter tido que lidar com o medo da rejeição daqueles que ele amava tanto. ... O medo final que Josué deve ter enfrentado foi o medo do inimigo.
Calebe era filho de Jefoné, e tinha uma mãe judia. Ele estava presente na conquista da terra prometida e sua história está relatada na bíblia e é muito vinculada à de Josué. Ocorreu que Josué havia sido escolhido como sucessor de Moisés, e comandou o povo durante a conquista da terra.
No primeiro capítulo do livro de Josué a frase "seja forte e corajoso" aparece 4 vezes. Josué, que era ajudante de Moisés, agora, ocuparia seu lugar. Moisés estava morto.