A Sabinada foi um movimento de revolta que eclodiu na Bahia. Foi liderada pelo médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, por isso ficou conhecida como Sabinada. O principal objetivo da revolta era instituir uma república baiana, mas só enquanto o herdeiro do trono imperial não atingisse a maioridade legal.
Podemos citar como principais causas da revolta: Insatisfação diante da falta de autonomia política e administrativa da província, pois aos olhos dos revoltosos, o governo regencial era ilegítimo. o recrutamento obrigatório imposto aos baianos em função da Guerra dos Farrapos.
A revolução expandiu e, em 1836, os rebeldes proclamaram independência com a República de Piratini (cidade que seria capital do novo governo), também chamada de República Rio Grandense, com Bento Gonçalves como presidente — o governo imperial, é claro, não reconheceu a independência e continuou lutando.
A Guerra dos Farrapos teve como líder o estancieiro Bento Gonçalves, que, inclusive, foi o presidente da República Rio-Grandense por algum tempo. Outros nomes importantes foram o do italiano Giuseppe Garibaldi e o do militar brasileiro David Canabarro.
As duas mais importantes conquistas dos participantes da Revolução Farroupilha foi o reconhecimento do Brasil Império da importância da ocupação e defesa do território por parte dos sulistas, juntamente com a redução das taxações sobre seus produtos.
A Guerra dos Farrapos, também chamada de revolução Farroupilha, foi o mais longo movimento de revolta civil brasileira. A província do Rio Grande do Sul tinha uma economia baseada na pecuária, com a criação de gado e produção do charque (carne-seca). ...
Quem foram os herois da Revolução Farroupilha?