José Carlos Libâneo é o criador do termo Pedagogia Crítico social dos conteúdos, seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola. ... É professor da Universidade Católica de Goiás, no Programa de Pós-Graduação em Educação.
Novas exigências educacionais e profissão docente” Libâneo mostra que a educação da qual a sociedade necessita, assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã, possibilitando ao educando uma relação autônoma, crítica e construtiva com a cultura em suas várias manifestações, ...
Libâneo (1990) define a didática como “teoria de ensino” e, segundo ele, “a ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades ...
A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo (2001). A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências.
Essa visão da pedagogia fundamenta-se em um conceito ampliado de educação. Para Libâneo, as práticas educativas não se restringem à escola ou à família. ... Ela estuda as práticas educativas tendo em vista explicitar finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a educação.
É o responsável pela a administração da escola, atuando em conjunto com o corpo docente e discente em prol do desenvolvimento da unidade e coordenando as ações pedagógicas. Busca ajudar as escolas a cumprir as novas estabelecidas pelo sistema e propiciar um currículo adequado às realidades da escola.
O Pedagogo assume um papel importante como profissional da educação pela relevância política e social que comporta, pois seu objetivo é pautado no desenvolvimento da formação humana. Sua identidade está relacionada a diversas limitações, bem como a diferentes possibilidades.
Para Libâneo (1996), o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana definidos em sua contextualização histórica (1996, ...
Sendo assim, o campo de atuação do pedagogo é muito fértil, haja vista sua fundamental relevância nos ambientes escolares e não escolares, como instrumento mobilizador de competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade ...
compreende as atividades pedagógicas inerentes ao processo de ensino e de aprendizagens, além daquelas próprias da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares, como também na produção e disseminação de conhecimentos da área de educação.
Contribuições. O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. ... É o mediador no processo de ensino e aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.
O pedagogo é um profissional da educação do qual se espera que entre no mundo do trabalho com condições de atuar onde houver necessidade de organizar, planejar, programar e avaliar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades.
O pedagogo neste espaço, tem papel fundamental dentro da educação, pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar. O trabalho existe do pedagogo hospitalar mas deveria se dar mais atenção para que fossem criados classes hospitalares em todos os locais da saúde.
“Gostar de criança é o suficiente para ser um bom pedagogo.” ter uma visão crítica da realidade; gostar da educação e de ensinar; se dedicar aos estudos, buscando educação continuada; ... conhecer as diferentes modalidades de ensino (presencial e a distância).
São elas, o pensamento sistêmico, o domínio pessoal, os modelos mentais, a visão compartilhada e o trabalho em equipe, que aliadas ao desenvolvimento pessoal se constituem em competências capazes de contribuir de forma efetiva no trabalho exitoso desse profissional no contexto das organizações e instituições nas quais ...
O Pedagogo Empresarial pode atuar em empresas de educação corporativa ou em empresas particulares, com esse foco, sempre com direcionamento na elaboração de programas instrucionais ou diretrizes didáticas.
*Que tipo de atividade o Pedagogo Empresarial pode conduzir, para estimular um ambiente de trabalho mais positivo, agradável e produtivo dentro da empresa? ... *Podem ser definidas duas esferas de ação educativa na prática do pedagogo: escolar e extra-escolar.
A Pedagogia Empresarial utiliza técnicas e métodos pedagógicos para desenvolver pessoalmente e profissionalmente os colaboradores de uma empresa. O principal objetivo é gerar mudanças comportamentais e reconstruir conceitos básicos positivos, como: trabalho em equipe, criatividade, empatia, etc.
A pedagogia empresarial é um método que foi criado para otimizar a produtividade e engajamento geral de uma empresa. Tudo isso focando nos seus colaboradores. Assim, pode ser aplicada para apresentar e introduzir mudanças na empresa e na ampliação e aquisição de conhecimento no espaço organizacional.
O pedagogo é um dos profissionais capacitados para planejar e executar ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes. Além de ministrar palestras, cursos e oficinas, o pedagogo contratado por empresas também pode atuar na área de seleção de pessoal e programas de avaliação de desempenho, por exemplo.
A Pedagogia Empresarial consiste na atuação do profissional na equipe de gestão de Recursos Humanos de uma empresa. Segundo a Catho, a média salarial do profissional é de R$ 1.
Pedagogia Empresarial é a aplicação dos conhecimentos de gestão e de metodologia de ensino, próprios da formação pedagógica, ao segmento corporativo. A partir de então, são desenvolvidos projetos, políticas e atividades nas áreas de marketing interno, desenvolvimento de pessoas e comunicação.