Normalmente pessoas com a tuberculose inativa podem continuar com as atividade físicas usuais, somente os que apresentam a forma ativa devem começar aos poucos, sempre com o aval médico.
Embora já tenha sido comentado que a mulher grávida na qual se descobre tuberculose deve dar continuidade a sua gravidez, a mulher tuberculosa que vai iniciar ou está em curso do tratamento tuber-culos- tático deve evitar a gravidez.
Os principais sintomas de Tuberculose Ganglionar são:
Os resultados dos exames radiológicos do tórax deverão obedecer à seguinte classificação: Normal – os que não apresentam imagens patológicas nos campos pulmonares. Seqüela – os que apresentam imagens sugestivas de lesões cicatriciais. Suspeito – os que apresentam imagens sugestivas de tuberculose.
O emprego de medidas de controle de infecção também faz parte das ações de prevenção da doença, tais como: manter ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar; proteger a boca com o antebraço ou com um lenço ao tossir e espirrar (higiene da tosse); e evitar aglomerações.
Contudo, na maioria das pessoas infectadas, os sinais e os sintomas mais frequentemente descritos são, conforme o Ministério da Saúde: tosse seca contínua no início dos sintomas, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço ...
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo denominado Mycobacterium tuberculosis, também denominado de bacilo de Koch (BK), que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com TB pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.
O abandono do tratamento é considerado um dos principais obstáculos e desafios para o combate à doença, tendo como conseqüência direta o aumento do custo do tratamento, da mortalidade e das taxas de recidiva, além de facilitar o desenvolvimento de cepas de bacilos resistentes.