A Bíblia é o livro mais atual do mundo, mesmo tendo sido escrita a tanto tempo ela traz respostas às perguntas de nosso dia a dia ensinando muitas coisas importantes para uma família que quer seguir a Cristo, como por exemplo qual é o modelo Bíblico de pai.
No novo testamento também houveram pais maravilhosos como Zacarias pai de João Batista, José, o pai adotivo de Jesus, Zebedeu, que teve dois filhos entre os discípulos ou Jairo, o pai da menina que foi ressuscitada.
Abraão renunciou ao seu bem mais precioso e por isso teve o favor de Deus de forma muito especial: “E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.” Gênesis 22:18
Para começar não poderíamos deixar de dizer que a Bíblia é um livro sobre paternidade, desde o Gênesis notamos que Deus se apresenta como pai, e que Ele deseja que o povo seja como filhos.
8 grandes lições de vida que aprendemos com a história de José, filho de Jacó
Ele confiou em Deus para derrotar o gigante Golias e também colocou a sua confiança em Deus quando fugiu do rei Saul. Davi cometeu graves pecados, mas arrependeu-se com real intenção e encontrou perdão. O seu filho Salomão, com o que aprendeu com seu pai Davi, tornou-se um homem de grande fé e um dos melhores reis de Israel.
Aqui temos quatro pontos básicos para um pai cristão, o primeiro é vigiar, isso não diz respeito somente a cuidar com as armadilhas do inimigo, mas também a vigiar seu falar e seu agir, como autoridade na sua casa, suas palavras tem um grande peso.
Ele trabalha tanto individualmente como coletivamente a questão da paternidade com seu povo e você pode perceber o quanto este tema tem valor quando geração após geração se fala no Deus de Abraão, Isaque e Jacó ou quando se diz que Abraão é o pai da fé.
Considerações sobre o Filho Pródigo que nos ajudam a ser melhores pais
A primeira pessoa da trindade, o pai e criador de todas as coisas. Através de seu filho Unigênito, Jesus Cristo, nós aprendemos uma nova forma de nos relacionarmos com Deus. Ele é uma fonte constante de força, coragem, sabedoria e de esperança, que nos fortalece em nossos momentos de fraqueza e que nos enche o coração de uma felicidade sem igual.
Muitos outros pais do antigo testamento poderiam ser citados como Isaque, Jacó, Moisés, Davi, Salomão, Oséias, Noé, Adão, todos eles homens com defeitos como todos nós, mas que tiveram algo a ensinar, vale uma leitura minuciosa dessas e outras histórias para aprendermos com seus exemplos.
Não podemos esquecer que Deus é nosso pai perfeito, é provável que sua experiência com seu pai terrestre tenha sido frustrante em algum momento, que seu pai tenha falhado com você ou que você tenha se sentido desamparado por ele…
A Bíblia tem muitas orientações para os pais, algumas delas falam diretamente outras são parte das instruções para uma vida voltada para Deus, para ser um bom pai, vale memorizar alguns versículos chave que estão na Palavra de Deus, eles serão um importante combustível para a sua fé e serão instrução para seus dias.
João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.” Ele é nosso Pai e continua a realizar em nós uma grande obra, por isso podemos ser cada dia mais parecidos com Ele e termos uma verdadeira família para Jesus.
Podemos entender que Deus nos adotou como filhos quando aceitamos a Jesus Cristo, que Ele é o pai que nos ama, que nos livra do mal, que se importa com cada dia de nossa vida e nos ajuda nos momentos de lutas e aflições.
Para finalizar, se você deseja em seu coração ser um pai que agrada o coração de Deus e que ensina seus filhos nos caminhos do Senhor, deixamos também uma dica de filme que ensina muito sobre paternidade, o filme Corajosos, vale a pena assistir e refletir assim como os personagens a respeito da paternidade.
Um pai precisa saber perdoar, precisa saber ouvir, precisa estar de braços abertos para seus filhos pois se ele não estiver, o mundo estará, as gangues estarão, as drogas estarão, as ilusões e falsas ideologias estarão.
Vamos falar sobre alguns pais da Bíblia e o que eles nos ensinam, faremos uma reflexão sobre suas histórias e compreenderemos de que forma podem ser um exemplo para nós nos dias de hoje.
Isaque poderia ter vivido uma vida de ressentimento devido a seu pai tê-lo oferecido como sacrifício ao Senhor; ele poderia ter ficado assustado da responsabilidade de seguir as pegadas de seu pai, Abraão, mas ele não fez nada disso. Ele deu o seu melhor e tornou-se um dos pais mais adorados da Bíblia.
Podemos aprender muito com o exemplo dos famosos pais da Bíblia. Aprendemos que quando caminhamos lado a lado com Deus, nós vamos ter força e a capacidade para ajudar as nossas famílias a ultrapassar todas as provações. Os filhos irão crescer olhando para o exemplo de seus pais como homens tementes a Deus, que os amam de todo o seu coração e que farão tudo para vê-los felizes.
Vamos procurar sanar essas dúvidas aqui nesse artigo trazendo um pouco do que a Bíblia ensina sobre paternidade, versículos, exemplos bíblicos, reflexões sobre alguns pais e dicas para ser um pai de uma família para Jesus.
Muitas religiões, crendo ou não na existência da alma num outro mundo, como o cristianismo, o islamismo e muitos sistemas de crenças pagãos, ou em reencarnação, como muitas formas de hinduísmo e budismo, acreditam que o status social de alguém na ultravida é uma recompensa ou punição por sua conduta nesta vida.
As fobias são diferentes dos medos regulares porque causam sofrimento significativo, possivelmente interferindo na vida em casa, no trabalho ou na escola. As pessoas com fobias evitam ativamente o objeto ou situação fóbica, ou suportam-no com medo ou ansiedade intensos. Fobias são um tipo de transtorno de ansiedade.
Aceitar os sentimentos pelos quais passa e aprender a lidar com eles é uma abordagem recomendada. Quem tem ou já teve ansiedade social sabe: ouvir "fica tranquilo, vai dar tudo certo" não é uma garantia de que isso vai acontecer.