Pesquisas estimam que cerca de 10% a 15% dos pacientes que passam por cirurgia bariátrica voltem a ganhar peso nos anos seguintes.
Quando se tem uma anastomose alargada, que é medida por endoscopia, o gás argônio vai queimá-la, e quando da cicatrização vai ocorrer uma fibrose, com o fechamento da anastomose.
No By-pass, o estômago que possui um volume estimado em 1000 ml (que pode aumentar no momento da alimentação), é reduzido a um volume de 25 ml (aproximadamente meio copo de café), através do uso de grampeadores cirúrgicos, formando uma pequena bolsa chamada de “pouch”.
Gastroenteroanastomose é a comunicação realizada por via cirúrgica entre o estômago e o intestino. Entendo que se é ampla e pérvea, permite a passagem do conteúdo alimentar sem maiores dificuldades, não havendo estreitamentos.
Úlcera marginal. Gastroplastia com anastomose gastrojejunal é uma cirurgia que predispõe ao desenvolvimento de úlcera marginal ou da anastomose entre o estômago e o intestino, causada pelaelevação da acidez gástrica. A incidência é variável entre 3 e 10%, conforme a técnica cirúrgica.
Anastomose entre a face lateral do intestino e o a abertura da secção horizontal de um segmento intestinal. União de duas artérias ou veias em ângulo para formar um tronco único.
Pacientes submetidos a cirurgias bariátricas podem apresentar algumas complicações no pós-operatório. Uma delas é o estreitamento (estenose) da passagem do estômago para o intestino (anastomose), complicação relatada em 3% a 27% dos pacientes. Em geral, ocorre nos primeiros 90 dias após a cirurgia.
A interposição de alça jejunal entre o corpo gástrico e o duodeno após a antrectomia, apesar de pouco frequente na prática cirúrgica atual, tem sido empregada com sucesso na prevenção e tratamento das síndromes pós-gastrectomias.
Complicações mais comuns da gastroplastia
Perfuração, sangramento interno, vômitos, infecções, fístula e embolia pulmonar são alguns dos riscos. Após a cirurgia, os cuidados devem ser redobrados porque o corpo pode ficar desnutrido. Isso é bastante comum, uma vez que a ingestão de comida diminui brutalmente em função da diminuição do estômago.
Uma pessoa não operada ingere entre 300 g e 500 g por refeição. Em geral, a bariátrica é um procedimento seguro. A taxa de mortalidade fica entre 0,1% e 1%, de acordo com o tipo da cirurgia.
Segundo o cirurgião, as taxas de complicações graves e mortes após a cirurgia bariátrica são baixíssimas. Nos serviços considerados de excelência, a taxa de morte não passa de 0,2%, inclusive na Bahia. “As cirurgias de vesículas, por exemplo, têm taxa de mortalidade de 0,5%”, compara.
O preço da cirurgia bariátrica pode estar entre os 20.
Em relação a cirurgia bariátrica, estão aptos a fazer pacientes com IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades; IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades; IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico ...
Em média, em médicos particulares, o custo de uma cirurgia bariátrica fica entre R$20 e R$40 mil. Essa é a faixa de valor da cirurgia bariátrica mais praticada no mercado, não apenas pensando no custo e trabalho do médico cirurgião, mas sim, na estrutura que esse procedimento envolve.
Cirurgia Bariátrica pelo SUS Os critérios são: Idade mínima de 16 anos. IMC maior ou igual a 40. IMC 35 e comorbidades comprovadas por laudo médico.