Quem Inventou O Teste Psicotecnico?

Quem inventou o teste Psicotecnico

Silva, M. C. V, M. (2011). História dos testes psicológicos. São Paulo: Vetor, 152p.

Se a maioria de nós sabe o que é um teste psicotécnico, é porque em algum momento de nossas vidas já o fizemos. Na verdade, hoje são muito comuns em diferentes contextos nos quais é necessário conhecer as capacidades mentais de uma determinada pessoa com um objetivo específico. Entre os vários contextos possíveis, alguns em que são mais frequentes são os seguintes.

artigo

Nas riquíssimas considerações finais a autora aponta que, tal como fizera Galton, que se armou de gráficos, tabelas e números para convencer a comunidade científica e a sociedade em geral da qualidade e necessidade de seu trabalho, o CFP (Conselho Federal de Psicologia), quando questionado por descontentes, também se armou do direito de arbitrar o que os psicólogos podem ou não usar, assumindo a função de instância máxima para determinar o que é uma verdade científica ou não é. Um papel semelhante ao desempenhado por Galton, arrogante, autoritário e oportunista.

A pessoa considerada inapta não tem características necessárias para dirigir ou ocupar um cargo que está em disputa. Nesse caso, poderá ser solicitada uma reavaliação do resultado após trinta dias. 

Testes psicológicos são os métodos científicos usados por profissionais da Psicologia especializados em “medir” características e buscar compreender diversos aspectos do ser humano: inteligência, nível de estresse, identificar patologias ou transtornos e entre outros. 

Como surgiu a testagem de grupos?

Como surgiu a testagem de grupos?

Renovação de CNH, como fazer? Saiba mais clicando aqui

Muitas vezes, os resultados dos testes podem ser interpretados de ambas as maneiras; uma pontuação de 80% num teste de geografia pode colocar um estudante no percentil 84, ou uma pontuação z de 1.0 ou 2.0. Existem várias categorias gerais de testes psicológicos:

Índice

O exame é feito nos consultórios de Psicologia credenciados ao Detran e possuem etapas individuais, como a entrevista e entrega do resultado, além da etapa coletiva, como o momento da realização dos testes.

Uma noite bem dormida, em que o candidato esteja descansado mentalmente e fisicamente pode ser fundamental para um bom desempenho no teste, uma vez que algumas questões exigem muita atenção e podem induzir ao erro. Boa alimentação e hidratação também são fatores fundamentais.  

Como surgiu o teste de personalidade?

Como surgiu o teste de personalidade?

Como dito anteriormente, o teste psicotécnico só pode ser aplicado por psicólogos habilitados pelo CFP e credenciados ao Detran. Dessa forma, não é recomendado fazer “simulados” para o exame, uma vez que não existe certo ou errado durante essa avaliação.  

Vale ressaltar que é sempre bom desconfiar de pessoas que vendem simulados ou outras soluções para o exame psicotécnico, uma vez que essa prática não é autorizada pelo Conselho de Psicologia. Mais adiante, falaremos sobre o que é avaliado durante o processo do psicotécnico do Detran.

O que significa testagem psicológica?

Durante a Segunda Guerra Mundial, o teste de personalidade MBTI foi criado por duas professoras: Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Briggs. As duas americanas desenvolveram esse instrumento psicológico baseado em uma teoria de Carl Jung, descrita no livro “Tipos Psicológicos” (1921).

O psicólogo examinador faz devolutivas individuais de maneira objetiva, em sala privada com isolamento acústico, indicando se a pessoa é apta ou inapta (com possibilidade de readequação ou não) e a norteia em relação aos próximos passos.  

Quando surgiram os testes de personalidade?

O próximo capítulo, o sétimo, tem como mote a seguinte questão: tendo como origem duas abordagens tão distintas, uma, a psicométrica que levou à criação de instrumentos de aplicação em massa, com o uso de estatísticas e que consolidou a profissão de psicólogos como agentes de engenharia social alinhados a ideais eugenistas, chegando a servir à exclusão social, e a outra, originária de uma tradição clínica, que partiu da necessidade prática de identificar crianças que precisavam de assistência para acompanhar o currículo escolar, uma abordagem que era voltada para o diagnóstico, utilizando instrumentos, que tinham como objetivo contribuir para o encaminhamento e a intervenção e o acompanhamento de cada caso a partir da investigação dos processos mentais superiores. Podem estas técnicas, oriundas de diferentes e tão opostas tradições, merecerem a mesma denominação? Certamente que não.

* Endereço para correspondência: Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Departamento de Psicologia Clínica, Av. D. Antônio 2100. CEP: 19806-900 Assis, SP. E-mail: [email protected]

Quando começou o desenvolvimento dos testes psicológicos?

A outra corrente de investigação da personalidade desenvolvida basicamente nos Estados Unidos se constitui na tradição americana de trabalhar com grande número de pessoas, usando aplicações coletivas, análise quantitativa, na qual o desempenho do indivíduo é comparado com o de uma determinada população, num padrão previamente definido. O desenvolvimento de inventários de personalidade, escalas e testes se incorporam à avaliação que deve ser feita em escolas, hospitais, no exército, nas empresas para contratar e avaliar funcionários de diferentes níveis e, principalmente, em tribunais e presídios. Na avaliação da autora, os testes psicológicos desempenharam "várias funções importantes para o estabelecimento e a promoção do conhecimento psicológico e para a consolidação da identidade profissional dos psicólogos" (p. 94). Refere-se à pátria americana, numa constatação de que essa foi uma realidade que se estendeu pelo mundo.

No quarto capítulo, duas correntes de investigação da personalidade dialogam. Uma, mais ligada à tradição europeia, com conceitos próprios da Psicanálise, conta com uma perspectiva qualitativa, com a aplicação individual das provas que são voltadas para o subjetivo e o singular, buscando esclarecer o significado psicológico do indivíduo. Leva em conta as reações afetivas do aplicador, considerando o seu papel no processo, e promove métodos de investigação associados à Psicologia profunda e a outras disciplinas de investigação do humano; faz uso de material ambíguo; compara o indivíduo consigo mesmo em várias situações propostas e considera que as respostas emitidas são singulares e determinadas pela história de vida da pessoa. Mas os testes, em seu conceito psicométrico de validade e de fidedignidade, são provas, que, para serem avaliadas, contam com método próprio, com menor rigor estatístico sim, mas de melhor qualidade e mais adequados ao uso clínico. Quanto à crítica do menor rigor estatístico, podemos considerar que dois psicólogos experimentados deverão avaliar a mesma prova e chegar ao mesmo resultado, ainda que utilizando recursos diferentes.

Existem normas que regem o ambiente no qual o exame psicotécnico será realizado, como número máximo de pessoas por sala, isolamento acústico nos locais de entrevista, ventilação e temperatura adequadas. 

Serviços Personalizados

Serviços Personalizados

O surgimento e desenvolvimento dos testes psicológicos tiveram lugar no século XIX, sendo Francis Galton, James Cattel e Alfred Binet seus principais fundadores. ... Posteriormente, o uso desse instrumental proliferou, e, atualmente, os testes são utilizados nos mais diversos países onde a Psicologia se faz presente.

O Exame Psicotécnico é uma ferramenta muito conhecida por seu uso para avaliar pessoas interessadas em adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, ele também pode ser aplicado em outras situações.  

O que significa um exame psicotécnico?

Em linhas gerais, o teste psicotécnico consiste em um método avaliativo de personalidade. Por meio dele, é possível avaliar as capacidades psicológicas de um ou mais indivíduos na resolução e/ou desenvolvimento de determinadas atividades.

Qual o significado do teste psicotécnico?

O teste psicotécnico é, basicamente, uma forma de avaliação da personalidade da pessoa. Ele é exigido pelo DETRAN, pois evidencia o nível de habilidades necessárias para um motorista, como raciocínio lógico, tomada de decisões, processamento de informação, tomada de informação, comportamento, concentração e memória.

O que reprova no exame psicotécnico?

Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.

O que cai no exame psicotécnico?

Ele evidencia o nível de habilidades necessárias para qualquer pessoa se tornar um motorista. Por isso, o psicotécnico é composto por questões relacionadas ao raciocínio lógico, processamento de informação, tomada de decisões, concentração, memória e comportamento.

O que significa os risquinhos no teste psicológico?

Esses traços verticais são chamados de palos, e é de acordo com a quantidade, o formato e o posicionamento deles que o avaliador identifica características pessoais do profissional.

Como é feito o Teste de Rochard?

O que é o Teste de Rorschach?
  1. Em ambiente tranquilo e iluminado, o psicólogo apresenta um cartão com uma mancha de tinta diferente por vez (são dez cartões). ...
  2. Durante o teste, o psicólogo observa o comportamento geral do paciente: percepção, postura, atenção, memória, lógica etc.
Mais itens...•28 de mar. de 2018

O que é teste do borrão de tinta?

O teste de Rorschach (popularmente conhecido como "teste do borrão de tinta") é uma técnica de avaliação psicológica pictórica, comumente denominada de teste projetivo, ou mais recentemente de método de autoexpressão. Foi desenvolvido pelo psiquiatra e Psicanalista suíço Hermann Rorschach.