Santos Dumont
Após trabalhar com diversas ferramentas para voar, como propulsores, geradores de ar quente, hélices e trem de pouso, Dumont conquistou seu maior desafio.
Isto é fundamental porque o trem de pouso gera arrasto aerodinâmico durante o voo. ... Com isso, ele aumenta o consumo de combustível, dificulta o ganho de velocidade (airspeed) e pode até mesmo atrapalhar nas curvas, pois seu formato interfere na aerodinâmica do avião como um todo.
Frank Whittle
QUANTO A DISPOSIÇÃO DAS RODAS: Trem de pouso convencional – O trem principal fica na frente do avião, e possui uma bequilha na parte traseira do avião. QUANTO A MOBILIDADE: Trem de pouso Fixo – Não possui sistema de retração, permanecendo estendido durante o voo.
Infra-estrutura que suporta o peso de uma aeronave quando em contato com o solo ou com a água, e em geral contém um mecanismo para a redução do choque de pouso. O termo abarca também as rodas principais de pouso, a roda de cauda (bequilha), o patim da cauda, etc.
Com a aeronave parada em solo, o piloto aciona o reverso e aplica potência no motor. Dessa forma, o ar que dá impulso ao deslocamento do avião é direcionado para frente, e a aeronave se movimenta para trás. Nos aviões turbo-hélice, o sistema de reverso é um pouco diferente.