Já no século XIV, o estudioso Francesco Zambrini descobriu receitas em que a lasanha era colocada em tiras com várias camadas de queijo e graças a ele, essa é lasanha como conhecemos hoje!
A lasanha chegou ao Brasil no final do século XIX, junto com os imigrantes italianos. O alimento sofreu diversas modificações na Itália ao longo dos séculos, dependendo das áreas onde esteve sendo preparada.
As primeiras pizzas de que se tem notícia surgiram no Egito. Há 6 mil anos, os egípcios produziram uma massa bem fina e em forma de disco, também conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea” (do qual derivou o nome pizza). Era uma base de farinha e água, bem semelhante a uma massa de pão árabe.
Brasil é o oitavo país com a melhor pizza do mundo segundo os usuários do TripAdvisor
Estima-se que o consumo diário no Brasil seja de 1,5 milhão de pizzas, sendo o Estado de São Paulo responsável por 53% desse consumo. O gráfico abaixo exibe a preferência do consumidor paulista em relação aos tipos de pizza.
De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, o País produz aproximadamente 1 milhão de pizzas por dia e o Estado de São Paulo é responsável por consumir mais da metade desse total estimado: 572 mil.
Uma pesquisa realizada com 100 pessoas em uma pizzaria, revelou que destas, 70 gostam de pizzas salgadas, 20 gostam de pizzas salgadas e doces.
Para a produção da pizza, não é só o muçarela que faz papel de queijo. Fora ele, os mais apropriados são Ricota, Feta, Emmental, Gruyère, Brie, Fontal, Fontina, Provolone, Requeijão, Gorgonzola e Parmigiano-Reggiano.
Segundo estimativas da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, existem atualmente pouco mais de 40 mil pizzarias, formais e informais, no país.
Que a pizza é o alimento preferido da maioria dos paulistanos, isso não é novidade. Somente na terra da garoa, são vendidas diariamente cerca de 800 mil pizzas, o que representa 53% do total consumido no Brasil, segundo levantamento feito pela ECD Food Service, empresa que realiza pesquisas para o mercado gastronômico.
1- Pizza Calabresa Abrindo a nossa lista, o sabor que está em primeiro lugar nas preferências brasileiras continua sendo a pizza Calabresa.
O investimento para abrir uma pizzaria delivery gira em torno de R$ 10.