A Guerra de Troia foi vencida pelo lado grego que, após anos de cerco à cidade, conseguiu executar um dos planos de guerra mais famosos da História: o Cavalo de Troia.
A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua ideia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz.
A Guerra de Troia foi travada entre os gregos e os defensores da cidade de Troia, na Anatólia, em algum momento da Idade do Bronze Tardia. A história tomou a imaginação por milênios, mas um conflito entre micênicos e hititas pode mesmo ter ocorrido, ainda que sua representação na literatura épica, como a Ilíada de Homero, seja com certeza mais mito que realidade.
Odisseia é um poema épico do século IX a.C., descrito pelo poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Ulisses, na sua viagem de retorno para “Ítaca”, após a Guerra de Troia. ... A terceira parte da Odisseia tem como tema a vingança de Ulisses.
Durante a Guerra ocorreram diversos episódios ainda mais empolgantes, como a luta de Aquiles na qual matou o rei etíope Meno e também a amazona Pentesileia, ambos tendo vindo em auxílio dos troianos. Diz-se que Aquiles se apaixonou pela bela amazona no momento em que a matou com sua lança. O próprio Aquiles encontrou seu destino e foi morto por uma flecha em seu único ponto fraco, o tornozelo, disparada por Páris e guiada por Apolo. Odisseu e Ajax disputaram a belíssima armadura do herói. E Ajax enlouqueceu de tristeza quando ele perdeu o prêmio. Abatendo um rebanho de ovelhas que ele pensou que eram gregos, ele se jogou em sua própria espada, em um suicídio confuso e sem sentido. Filoctetes conseguiu vingar Aquiles ao fatalmente acertar Páris com o legendário arco de Hércules. Finalmente, Odisseu conseguiu entrar na cidade disfarçadamente e roubou a sagrada estátua de Paládio de Atena.
A Guerra de Troia definiu e moldou o modo como a cultura grega antiga foi vista até o século 21. A história de deuses e heróis guerreiros é talvez uma das mais ricas fontes sobreviventes da Antiguidade e oferece vislumbres sobre guerra, religião, costumes e atitudes dos antigos gregos.
Alegres por sua suposta vitória, levaram-no dentro dos enormes e impenetráveis muros de sua cidade, para homenagear seu deus tutelar. Uma vez dentro, os soldados infiltrados esperaram até a noite para sair de seu esconderijo e abriram as portas da cidade. Assim, o exército grego pôde saquear e derrotar Troia.
Quando descobre o rapto, Menelau declara guerra à Troia, tentando, então, unificar os vários povoados e tribos gregos contra os troianos. Localizada no que hoje conhecemos como Turquia, no Helesponto, Troia era uma cidade enorme, cercada por uma muralha completamente intransponível.
A cidade foi destruída. Páris, Heitor e os principais campeões morreram em combate, assim como o melhor de todos, Aquiles, que recebeu uma flechada no calcanhar. Menelau levou Helena de volta para Esparta.
Neste contexto, o rei Príamo aceita o presente e permite que o Cavalo de Troia adentre a cidade. Passadas algumas horas de festividades e comemorações dos troianos, os guerreiros gregos saem do cavalo à noite, abrindo os portões da cidade e permitindo a invasão das tropas gregas que esperavam do lado de fora das muralhas.
Por muitos anos, era consenso de que a cidade de Troia existia apenas na mitologia. Mas descobertas arqueológicas modernas no século 18 apontam que a Troia histórica está localizada na península da Anatólia, na Turquia, a sudoeste do Monte Ida.
A Guerra de Troia tem início após uma viagem diplomática de Heitor e Páris Alexandre, filhos do rei de Troia Príamo, à cidade grega de Esparta. Lá, Páris teria se apaixonado pela mulher do rei de Esparta Menelau, Helena, famosa pela sua beleza.
Alguns conflitos ao longo da História ficam marcados para sempre. Seja pelas suas causas, seja pelo seu impacto ou mesmo pelas táticas utilizadas pelos vencedores. A Guerra de Troia é um desses conflitos que, com mais de 3.000 anos, ainda hoje é lembrado.
Apesar de ter sido muito bem tratado por Menelau, Páris envolveu-se com a esposa do rei e decide sequestrá-la, voltando, assim, para Troia. Segundo a mitologia, o caso de amor de Páris e Helena teria sido premeditado pela deusa do amor Afrodite, considerada protetora de Páris.
Muito da Guerra de Troia foi, na verdade, um cerco, e a cidade foi capaz de resistir aos invasores por muito tempo, principalmente porque suas fortificações eram magníficas. De fato, na mitologia grega, considerava-se que os muros de Troia haviam sido construídos por Poseidon e Apolo que, depois de um ato de impiedade, foram obrigados por Zeus a servirem ao rei troiano Laomedeu por um ano. Houve, contudo, batalhas do lado de fora da cidade nas quais os exércitos lutaram, por vezes com carruagens, mas a maior parte por homens a pé usando lanças e espadas e protegidos por um escudo, capacete e armadura para o peito e as pernas. A guerra foi travada nas planícies de Troia ao longo dos anos, mas as batalhas realmente empolgantes parecem terem sido reservadas para o ano final do cerco e as seguintes consistem em uma seleção dos pontos altos.
O filme Troia, mais recente, é um dos mais conhecidos sobre a Guerra de Troia. Com participações de nomes como Orlando Bloom, Brad Pitt, Diane Kruger, Eric Bana e Brendan Gleeson, o longa angariou cerca de US$ 175 milhões em bilheteria.
A Guerra de Troia é um dos incidentes de maior relevância dentro da épica grega e do imaginário greco-latino. Durante séculos, a sociedade moderna considerou que se tratava de um relato claramente mítico. No entanto, no final do século XIX, Heinrich Schiliemann promoveu uma série de campanhas arqueológicas nas quais se encontraram os restos de várias cidades gregas da época e, entre elas, aquela que poderia ser a cidade mítica de Troia.
Esse presente ficou conhecido como o Cavalo de Troia, dentro do qual, na verdade, estariam vários guerreiros gregos. O plano foi colocado em ordem alterando, inclusive, a localização da frota de navios gregos, passando a exata impressão de que teria havido uma retirada.