Os micênicos foram uma das grandes civilizações do Período Pré-Homérico, existindo entre 1600 a.C. e 1200 a.C. Os historiadores debatem sobre suas origens, mas não há muito esclarecimento sobre isso. ... A decadência micênica, por volta de 1200 a.C., provavelmente foi causada por invasões estrangeiras.
Perseu
A grande cidade micênica, porém, era Micenas, localizada na Península do Peloponeso, que era caracterizada como extremamente fortificada. A construção de fortificações era uma característica das cidades micênicas, e algumas chegavam a ter muros de 13 metros de altura e de até 8 metros de largura.
Esse período caracterizou-se pela formação da cultura e do povo grego a partir da junção dos traços de cinco povos distintos: cretenses, dórios, eólios, jônios e os micênicos. O Período Pré-Homérico estendeu-se de 2000 a.C. até 1200 a.C. Os micênicos viveram o seu auge de 1600 a.C. a 1200 a.C.
Provavelmente por volta do século XIV a.C., Creta foi dominada pelos aqueus, povo que invadiu a região da Grécia e estabeleceu-se na cidade de Micenas. Da união de culturas dos dois povos surgiu a civilização creto-micênica, ponto de partida para a brilhante cultura grega.
Os aqueus, ao invadirem a Ilha de Creta, destruíram a civilização Minoica. ... Acredita-se que haviam palácios micênicos, datados de aproximadamente 1.
Por volta de 1 600 a.C., os gregos micênicos emprestaram da Civilização Minoica seu sistema de escrita silábica (isto é, Linear A) e desenvolveram seu próprio manuscrito silabário conhecido como Linear B.
Os aqueus designavam uma civilização guerreira que acabou por dominar os povos que ali viviam, chamados de pelasgos. Assim, se fixaram na região e fundaram diversas cidades das quais se destaca Micenas e, por isso, ficaram conhecidos como Micênicos.
A sua superioridade em relação aos habitantes originais, os pelágios, fez com que os aqueus fossem o povo que deu origem às futuras cidades-estado gregas (como as mais conhecidas hoje, Esparta, Atenas, etc), assim como ao povo grego moderno. Esse período ficou conhecido como idade das trevas grega.
Resposta. os aqueus foram precursores dos gregos.us cretenses também os cretenses eram mais desenvolvidos mais viviam numa ilha (de Creta). os aqueus dominaram as terras da Grecia,e quanto entraram em contato com cretenses a cultura Gregra teve um florescimento gurgiu que chamamos provavelmente de Gregro .
Aqueus ou Civilização Micênica foram povos antigos que ocuparam o Peloponeso e construíram cidades protegidas por muralhas. Com origem indo-europeia, eram povos nômades que buscavam terras férteis.
Resposta. Resposta: Cereais, azeite, vinho, vasos de cerâmica, peças de bronze.
Sua economia era voltada para o comércio marítimo, principalmente pela comercialização de produtos na região balcânica e na Ásia Menor, próxima ao comércio do Oriente. Possuíam comercialização de diversos objetos, principalmente joias, tecidos, armas, e objetos preciosos feitos de bronze.
Os cretenses importavam e exportavam itens de diversos locais, como Chipre, Egito, Grécia Continental etc. Esse domínio sobre o mar fez com que Creta formasse uma talassocracia, forma de governo no qual o poder depende do domínio do mar.
Já o declinio de sua sociedade se deu justamente por causas naturais como terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis e a partir disso a sociedade cretense ficou enfraquecida e incapaz de se defender de invasões de outros povos.
Talassocracia é a forma de governo que baseia o seu poder na dominação marítima. No caso dos cretenses, todo o poder de Cnossos, principal cidade da ilha, estava baseado na hegemonia do Mar Egeu, que era exercida pela frota cretense. Os fenícios foram outro povo da Antiguidade que baseou o seu poder na talassocracia.
substantivo feminino Estado cujo poder reside especialmente no domínio marítimo.
Var. Talassóbio. TALASSOCRACIA, s. f. — Talasso + cracia — P.