Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes tinham 26 anos quando realizaram o primeiro culto da Igreja Positivista do Brasil, entidade que se tornou um centro de reunião de republicanos e abolicionistas.
O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais:
Sensação: a primeira coisa que acontece no cérebro quando começamos a aprender algo é sentir, seja pelo tato, pela audição, visão ou até paladar e olfato, ainda que mais raramente, não é? Percepção: em seguida, começamos a perceber conscientemente as sensações da primeira etapa.
Segundo Solange Jacob, nós aprendemos por toda a vida: “ Não há idade, o processo de aprendizagem acontece quando há uma modificação da estrutura cerebral, que cria memórias de longo prazo; essas memórias são adquiridas através da atenção”. Assim, a importância da prática da ginástica cerebral se torna mais evidente.
A neurociência permite que os profissionais da educação compreendam com mais clareza o funcionamento do cérebro e suas ações. Uma das descobertas é que a capacidade de criar conexões entre os neurônios está presente em toda a vida. Assim, todos os alunos são capazes de aprender algo novo todo dia.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea (tecido transparente que cobre a pupila) e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. ... A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta.
A camada externa do cérebro é chamada de córtex (também conhecida como “massa cinzenta”). As informações coletadas pelos cinco sentidos vão do cérebro para o córtex. Essa informação é então direcionada a outras partes do sistema nervoso para processamento posterior.