Quem foi Wirth? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Niklaus Emil Wirth (Winterthur, 15 de fevereiro de 1934) é um professor e cientista da computação suíço. Ele projetou várias linguagens de programação, incluindo Pascal, e foi pioneiro em vários outros tópicos classicos em engenharia de software. ... Criador das linguagens de programação Pascal, Modula-2 e Oberon.
Como Wirth define o urbanismo?
(Wirth 1973 [1938]: 104). 23Quanto à questão do urbanismo, esta se refere principalmente à acentuação das características que definem o modo de vida associado com o crescimento das cidades e com as mudanças dos modos de vida reconhecidos como urbanos.
O quê Simmel escreveu sobre as cidades?
Nas cidades há uma mutação constante, um devir permanente e um ritmo febril, não que transformações não aconteçam no meio rural, mas seriam mais lentas, graduais, enquanto nos centros urbanos seriam rápidas e efêmeras .
O quê Georg Simmel pretendia?
Segundo Georg Simmel, a sociedade é produto das interações entre os indivíduos (concebidos como atores sociais). ... Concebendo a sociedade como produto das interações individuais, Simmel formula o conceito de "sociação" para designar mais apropriadamente as formas ou modos pelos quais os atores sociais se relacionam.
O quê Simmel analisa a obra a metropóle E a vida mental?
Em “A metrópole e a vida mental” Georg Simmel trata, sobretudo, das consequências psicológicas, sob o indivíduo, fruto do convívio em espaços urbanizados. ... A metrópole e, por conseguinte, a modernidade, se caracteriza pelo destaque do “espírito objetivo”, em comparação ao “espírito subjetivo” ligado ao primitivo.
O que a vida nas grandes cidades pode provocar nas pessoas segundo o sociólogo George Simmel?
Simmel argumenta que as condições da vida nas cidades grandes são simultaneamente causa e efeito dessa exatidão calculista, cuja necessidade é criada pela agregação de um grande número de pessoas com interesses diferenciados, mas que devem integrar suas interações em um organismo altamente complexo o qual agrega todas ...
Como G Simmel define o dinheiro?
O dinheiro separa o lado econômico da personalidade integral. "Neste sentido, entendemos o efeito do dinheiro como atomizador, como um processo individualizador por dentro da personalidade (humana). Assim, a tendência global da sociedade extrapola para dentro do indivíduo..." (Simmel, 1989, p. 462).
Quando Georg Simmel nasceu?
1 de março de 1858
Georg Simmel/Data de nascimento
O que é o individualismo moderno na visão de Georg Simmel?
Simmel distingue duas formas de individualismo: um que ele chama de quantitativo, que se referente ao indivíduo do século XVIII, o da liberdade individual iluminista, o ser humano universal livre; outro que ele chama de qualitativo e que vigora no século XIX em que o indivíduo se caracteriza como único, específico, ...
O quê Georg Simmel denominou de paradoxo da modernidade Cite exemplos?
Georg Simmel - Paradoxo Verá como o excesso de informação disponível faz com que a sociedade apenas observe parte do que é divulgado. Entenderá de que maneira a enorme variedade de produtos e de propaganda provoca variadas sensações na sociedade. E de que maneira isso estimula o consumo e a solidão.
Quais as reflexões de Georg Simmel sobre a vida nas metrópoles?
Contrastando com a vida rural, com seu lento fluxo de estímulos sensoriais e a vida psíquica pautada no aspecto emocional, as metrópoles exigiriam de seus habitantes uma sensibilidade e uma vida psíquica capazes de se adequarem às vicissitudes da velocidade e heterogeneidade de estímulos que estas apresentam (Simmel ...
Qual o valor que Simmel atribui ao dinheiro?
O valor do objeto objetivado pelo fato de que um outro objeto é dado por ele. A troca como forma de vida e como condição do valor econômico, como fato econômico primário. ... Explicação dessa essência do dinheiro por meio da manutenção de seu valor, de seu desenvolvimento e de sua objetividade.
O que é o dinheiro para a filosofia?
O dinheiro, como meio e instrumento de troca, é o ato perfeito da mercadoria, é a plena realização de seus poderes, é sua meta e finalidade naturais. Na metafísica econômica aristotélica, o dinheiro, enquanto meio e instrumento de troca, é parido a partir da mercadoria.
Qual a obra publicada pelo sociólogo Georg Simmel?
Entre suas obras destacam-se: Sociologia, Pesquisas Sobre as Formas de Socialização (1908) Problemas Fundamentais da Filosofia (1910) Goethe (1913) Rembrandt, um Ensaio Sobre Filosofia e Arte (1916)