Pedro Álvares de Cabral
As primeiras minas de ouro encontradas no Brasil foram descobertas em 1695, no que hoje é Minas Gerais, por parte de uma expedição de bandeirantes paulistas.
Vila Rica tornou-se a primeira capital de Minas Gerais, já em 1721. Mudou o nome para Ouro Preto, em 1823, e permaneceu como capital até 1897, quando a sede do Estado passou a ser Belo Horizonte. Em 1933, o então presidente da República, Getúlio Vargas, concedeu-lhe o título de Cidade Monumento.
As expedições bandeirantes também possibilitaram a descoberta de riquezas minerais como ouro, prata e diamante, metais preciosos que deram origem a um novo ciclo econômico de exploração colonial. ... Nessa época, os bandeirantes não encontraram resistências quanto a ultrapassar Tordesilhas.
Houve três tipos de bandeiras: as de tipo apresador, para a captura de índios (chamado, indistintamente, “o gentio”) para vender como escravos; as de tipo prospector, voltadas para a busca de pedras ou metais preciosos e as de sertanismo de contrato, para combater índios e negros (quilombos).
O Bandeirismo foi um movimento realizado pelos Bandeirantes para ampliar suas áreas de dominação, que se resumiam apenas às terras paulistas. ... Os Bandeirantes queriam ampliar suas áreas de dominação, para que pudessem ir muito além das fronteiras paulistas.