por isso que não se deve soldar nada numa emenda de fio de sonda… ... não tem problema... o problema é interromper o fio e remendar soldando...
INSTALAÇÃO DO HALLMETER: Após a junção da tubagem do escape, cálcule 15 a 20 cm, este será o local ideal para a colocação da sonda lambda. A instalação do hallmeter na sonda lambda, tanto para veículos carburados ou com injeção eletrônica é simples, sempre ligar o fio roxo do hallmeter ao fio preto da sonda lambda.
Defina o local para a instalação do Hallmeter, em seguida passe o cabo que fará a conexão com a Sonda Lambda, ligue o cabo preto/ malha (Terra) a carcaça do veículo, o cabo vermelho (+ 12V) deverá ser conectado a um positivo pós-chave, recomendamos que o positivo seja conectado o mais próximo possível do comutador de ...
Para isso, conecte a ponta vermelha de um multímetro no positivo da bateria, e a ponta preta conecte na massa. É apresentada a tensão de 12,80 VDC (tensão de bateria). Agora conecte a ponta preta no terminal 45 (fio roxo) do conector B, que é o terra da sonda lambda.
Vamos la... faça a medição da tensão da pilha, encontre uma pilha com valores entre 0,8V e 1,0V assim você pode medir e ver o sistema funcionar. Ligando o hallmeter na alimentação (pode ser na bancada mesmo), encoste o (-) da pilha no (-) da alimentação e o (+) da pilha no fio do sinal a ser medido.
O funcionamento desse instrumento é simples: ele recebe informações da sonda lambda (correntes elétricas que variam de aproximadamente 100 a 900 mV) que acende os LEDs nele existentes. Geralmente, o indicador de mistura tem uma escala com três classificações: rica, ideal e pobre (rich, stoich e lean).
A. Teste com o motor aquecido (após o acionamento do eletro-ventilador) a 2500 RPM. B. No fio preto (sinal) e no cinza (massa), verifique o sinal da sonda com o multímetro em tensão contínua DC.
0,30 segundo