Em janeiro de 1995, logo depois de se eleger presidente da Repúbilca, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso delegou a relação com os parlamentares ao então vice-presidente Marco Maciel; ontem, ao comentar a escolha de Michel Temer pela presidente Dilma Rousseff, FHC afirmou que isso evidenciaria a "falta de liderança" da presidente edit
A fim de preservar o legado do seu governo, criou em São Paulo o Instituto Fernando Henrique Cardoso, aberto a todos os interessados em conhecer mais sobre este período da história do Brasil.
Este exige o controle do gasto público e aumento da produção como condição para novos empréstimos. Isto leva a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal para estados e municípios
Indiciado em inquérito policial-militar após o golpe de 1964, Fernando Henrique exilou-se na Argentina e depois no Chile, onde foi nomeado diretor-adjunto do Instituto Lalino-Americano de Planificação Econômica e Social.
Entre 1952 e 1953, lecionou na Faculdade de Economia da USP. Em 1953 foi analista de ensino da cadeira de Sociologia da Faculdade de Filosofia. Foi também auxiliar de ensino do professor visitante e sociólogo francês Roger Baptiste.
Depois da aprovação de uma emenda constitucional, Fernando Henrique tornou-se o primeiro presidente brasileiro a se reeleger para um segundo mandato, em 1998, quando derrotou Luiz Inácio da Silva, no primeiro turno das eleições.
Em 1985 perde as eleições para a prefeitura de São Paulo para Jânio Quadros. Em 1986 foi reeleito para o Senado e nesse mesmo ano fundou o Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB).
Sua principal tarefa neste Ministério era conter a inflação e reorganizar a economia. Com um grupo de economistas elaborou um plano gradual de estabilização.
No final de 2002, Fernando Henrique foi considerado pelas Nações Unidas a autoridade mundial que mais se destacou naquele ano no campo do desenvolvimento humano.
Fernando Henrique tornou-se candidato natural dos partidos do governo às eleições presidenciais. Baseando sua campanha no êxito do Plano Real, venceu as eleições no primeiro turno. O novo presidente assumiu o cargo em 1.º de janeiro de 1995.
Fernando Henrique Cardoso (1931) é um sociólogo, professor universitário, escritor e político brasileiro. Foi Presidente do Brasil por dois mandatos, de 1995 a 2002. Foi o primeiro presidente brasileiro a se reeleger para um segundo mandato.
Fernando Henrique Cardoso (1931- ) é um sociólogo, professor universitário, político e escritor brasileiro. Foi Ministro das Relações Exteriores e Ministro da Fazenda.
Em março de 1994 foi criada a Unidade Real de Valor (URV). Este era um indexador que passaria a corrigir diariamente preços, salários e serviços, como se fosse uma espécie de moeda.
Mesmo assim, os problemas históricos como a má distribuição de renda, desigualdade social e precariedade na saúde e na educação não foram resolvidos.
Nas eleições de 2002, o presidente Fernando Henrique foi sucedido por Luiz Inácio Lula da Silva, candidato vitorioso pelo PT.
Em 2008, falece a sua esposa Ruth Cardoso, o significou uma grande perda para o ex-presidente. Alguns anos mais tarde, em 2014, faria a união estável com uma ex-funcionária do seu Instituto, Patricia Kundrát.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Fernando Henrique assumiu a presidência em janeiro de 1995. No governo, procurou manter a estabilidade monetária e restaurar a confiança dos investidores estrangeiros no país. Em sua gestão, foi quebrado o monopólio da Petrobras na exploração do petróleo e foi privatizada grande parte das empresas estatais, entre elas a Vale e a Telebras.
Em 2012, foi anunciado o prêmio John W. Kluge, distinção da Biblioteca do Congresso Americano, que o considerou Fernando Henrique o maior intelectual em ciência política da América Latina. No dia 27 de junho de 2013, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira n.ª 36.
Foi convidado para ensinar na França e se mudou em 1967 para Paris, onde lecionou na Universidade de Paris-Nanterre. Em 1968, de volta ao Brasil, conquistou a cátedra de Ciência Política na USP, retornando a carreira acadêmica.
Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil entre 1995 e 2002. Nesse período, a economia foi estabilizada após anos de recessão econômica, a qual foi provocada pelo alto gasto dos governos militares com a política econômica internacional na década de 1970. Também ocorreu um grande movimento de privatizações durante o governo de FHC. O presidente vendeu para a iniciativa privada e colocou no mercado financeiro (mercado de ações) grande parte das empresas públicas brasileiras.