Xerxes (em farsi: خشایارشاه, pronunciado "Kshaiarsha"; 518 — 465 a.C.) foi o xá aquemênida de 486 a.C. até a data do seu assassinato em 465 a.C. Era filho de Dario I e neto de Histaspes e de Ciro, O Grande.
Dario I
Segundo Pausânias, Artemísia, filha de Ligdamis, rainha de Halicarnasso, juntou-se à expedição de Xerxes contra a Grécia, e distinguiu-se na Batalha de Salamina. ... Apesar de suas origens gregas, participou da segunda invasão persa liderada por Xerxes I, inclusive oferecendo bons conselhos ao rei.
O rei Assuero foi filho de Dario I, neto de Ciro e o pai de Artaxerxes I, o mesmo Artaxerxes que aparece no contexto de Esdras e Neemias (Ed 7:1; Ne 2:1). Artaxerxes I foi rei da Pérsia e a governou de 465—423 a.C.
Assuero: Significa “leão rei”, “herói entre os dominadores”. Foi encontrado antigos documentos com este nome sob a forma de Ksherse, o mesmo que Xerxes, imperador persa, que tem seu nome citado no Antigo Testamento da Bíblia, no livro de Ester. ...
Ciro, Cambisés e Dário primeiro. Xerxes I e Artaxerxes.
Os principais reis persas,foram:Ciro II (O grande), Cambises II, Dario I, Xerxes I, Artaxerxes I Longímano, Xerxes II, Dario II Oco, Artaxerxes II Mnêmon, Artaxerxes III Oco, Arses, Dario III Codomano.
1. A história do povo persa começa por volta do ano 1 000 a.C., quando um povo nômade chamado parse migra da Ásia Central para uma região no sul do atual Irã – hoje conhecida como Fars e considerada o berço da Pérsia. 2. No século 6 a.C., o território persa cresce significativamente.
C., os medos e os persas originários dos territórios da atual Rússia foram ocupando a região do planalto iraniano. Os medos se estabeleceram ao norte; e os persas, ao sul do território. ... Após a vitória persa sobre os medos, Ciro foi declarado o único imperador dos povos que habitavam o planalto iraniano.
Os medos foram uma das tribos de origem ariana que migraram da Ásia Central para o planalto Iraniano durante a Antiguidade. No final do século VII a.C., fundaram o Império Medo centrado na cidade de Ecbátana. Sua língua pertencia ao tronco indo-europeu.