Clóvis
2ª -Merolingia :A dinastia merovíngia deve seu nome ao semi-lendário Merovech (latinizado como Meroveus ou Merovius), líder dos francos salianos, e surgiu na história com as vitórias de seu filho Childerico I (que reinou entre c. 457 a 481) contra visigodos, saxões e alamanos.
Carolíngia ou carlovíngia é o nome da dinastia franca que sucedeu aos merovíngios (751), com Pepino, o Breve, e restabeleceu o Império Romano do Ocidente de 800 a 887 (principalmente sob Carlos Magno). Seus últimos representantes reinaram na Alemanha até 911 e na França até 987.
Os merovíngios foram uma dinastia franca que governou os francos numa região correspondente a antiga Gália, onde estão localizados atualmente a França, a Bélgica, uma parte da Alemanha e da Suíça[1]. ... No último século de domínio merovíngio, a dinastia foi progressivamente empurrada para uma função meramente cerimonial.
O primeiro franco a iniciar o reinado merovíngio foi o neto de Meroveu, Clóvis. Este organizou campanhas militares, aliando-se à Igreja. Vez que, na Batalha de Tolbiac (496) venceu os alamanos, convertendo-se ao cristianismo.
O Império Carolíngio iniciou-se com a coroação de Pepino, o Breve como rei dos francos, em 751, e estendeu-se até o reinado de Luís V, o Indolente, no final do século X. Entretanto, territorialmente, o império fragmentou-se depois do reinado de Luís, o Piedoso, que faleceu em 843.
Oficialmente inicia-se no ano 751, século VIII, com a promulgação, em ofício da Igreja Católica pelo Papa Zacarias, a Pepino, o Breve, como rei dos francos - de 751 a 768 (na história esta vem a ser a primeira investidura como soberano por determinação de um pontífice).
Com uma política voltada para o expansionismo militar, Carlos Magno expandiu o império, além dos limites conquistados por seu pai, Pepino, o Breve. Conquistou a Saxônia, Lombardia, Baviera, e uma faixa do território da atual Espanha.
Grande defensor dos dogmas católicos, foi coroado Imperador do Sacro Império Romano Germânico, em 800, pelo Papa leão III, após tornar-se Rei dos Francos (768 a 814) e dos Lombardos (a partir de 774), constituindo assim, o grande Império Carolíngio, que recebeu esse nome em sua homenagem.
Principais conquistas de Carlos Magno Anexação do Ducado de Friuli (Itália); Ilhas Baleares em 779; Ducado de Spoleto (Itália) em 780; Tomada da cidade de Barcelona em 801.
Foi o incentivo dado à população cultural (letras , artes e educação) durante o governo de Carlos Magno . Ele estimulou o desenvolvimento da cultura , com a abertura de escolas e mosteiros , a tradução e a cópia de manuscritos antigos e a patrocinação de artistas .
O Renascimento Carolíngio foi o período em que Carlos Magno "reergueu" a Europa; Carlos Magno foi um rei lendário dos povos francos, tendo sido responsável pela "derrota" de alguns povos bárbaros, a conversão de outros e a pacificação do território continental europeu, tendo dado início à chamada "Era de Ouro" do ...
A morte de Carlos Magno aconteceu em 814 e, depois disso, o Império Carolíngio se enfraqueceu. O seu filho, Luís, o Piedoso, governou o reino até 843, mas como não tinha a mesma competência de seu pai, foi enxergado como um rei fraco e que contribuiu para enfraquecer o poder da dinastia carolíngia.
Foram muitos os fatores que contribuiram. Mais entre os principais estão: a economia completamente em crise, revoltas populares, Imperadores fracos e as constantes invasãoes bárbaras.
Após uma guerra civil (840-843), depois da morte do Imperador Luís, o Piedoso, o Império foi dividido em reinos autônomos, com um rei ainda reconhecido como imperador, mas com pouca autoridade fora do seu próprio reino. A unidade do império e o direito hereditário dos carolíngios continuou a ser reconhecido.
Filho ilegítimo de Pepino de Herstal, prefeito do palácio da Austrásia com sua concubina Alpaida, e nascido em Herstal, no que agora é a Valônia, na Bélgica, Martel expandiu seu domínio sobre os três reinos francos: Austrásia, Nêustria e Borgonha. ...
Inicialmente havia duas subdivisões principais entre os francos: os francos sálios ("salgado") e os ripuários ("rio"). Por volta do século IX essa divisão havia se tornado virtualmente inexistente, mas continuou por algum tempo a ter implicações para o sistema legal sob o qual a pessoa poderia ser julgada.
Resposta: Carlos Martel é um símbolo da civilização ocidental e o Defensor da Cristandade (ou seja, dos interesses dos cristãos na Europa) por ter vencido os mouros (os muçulmanos) na Batalha de Poitiers (também conhecida como "Batalha de Tours") em 732 depois de Cristo.
Clóvis se converteu ao cristianismo graças ao incentivo de sua mulher Clotilde, além de ele estar muito próximo aos católicos, após beneficiá-los doando terras. 2 . A igreja passou a receber terras, aumentando seu poderio, tanto que na Idade Média, a Igreja era o poder.
Além de fazer uso das armas, Clóvis ampliou seu poder por meio do matrimônio: casou-se com Clotilde, princesa cristã do Reino da Burgúndia, mulher que teve grande influência na sua vida. ... Influenciado por ela e interessado na aliança com a Igreja Católica, Clóvis converteu-se ao cristianismo, em 496.
Nota-se que o responsável pelo batismo do rei foi o sacerdote católico Remígio, considerado Santo pela Igreja. Em 25 de dezembro, na catedral de Reims, Clóvis foi batizado.
O batismo de Clóvis significou a conversão dos francos e do reino Franco ao catolicismo e à fé cristã, o que mudaria para sempre a identidade desse e de vários outros povos germânicos, influenciando seus costumes, política e vida pública.