Eleição presidencial no Brasil em 1960
O Brasil viveu sob a forma de Império de 1808 – quando a família real portuguesa se mudou para o país - a 1889, com a proclamação da República. Mesmo com a independência de Portugal em 1822, quem assumiu o poder foi o herdeiro do rei, seu filho mais velho, Dom Pedro I. Em seu lugar, ficou seu filho Dom Pedro II.
Governo Deodoro antecipou expulsão de d. Pedro 2º com medo de reações populares pró-imperador; banimento vigorou até 1920. Às 3h do dia 17 de novembro de 1889, um domingo, d. Pedro 2º e a família imperial deixaram o Rio de Janeiro de forma discreta, sem muitas testemunhas.
O objetivo do golpe militar para a Proclamação da República era trazer ao Brasil mais disciplina, ordem e democracia com um poder executivo forte. No início, os militares desejavam derrubar o gabinete do imperador, pensando que haveria represálias do governo.
Os militares estavam insatisfeitos com suas remunerações, queriam melhorias no sistema de promoção de carreira e a permissão para opinar suas posições políticas, algo proibido na época. Isso contribuiu para que o republicanismo fosse ventilado no seu interior.
Em suma podemos segmentar as principais causas da Proclamação da República em alguns pontos: Crise e desgaste da Monarquia – O sistema monárquico não correspondia mais aos desejos da população e às necessidades sociais que estava em processo; ... Censura imposta pelo regime monárquico aos militares.
Resposta. Resposta: Resultado de um levante político-militar que deu inicio à República Federativa Presidencialista. Fica marcada a figura de Marechal Deodoro da Fonseca como responsável pela efetiva proclamação e como primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório (1889-1891).
no caso podemos afirmar que o fim o do império brasileiro se deu mais precisamente no ano de 1822 quando houve o movimento de independência. nesse quesito podemos afirmar que várias mudanças foram ocorridas nesse período tendo em vista que várias foram as rebeliões e movimento contrários ao governo que teve no brasil.