Após o impeachment de Fernando Collor, foi nomeado por Itamar Franco como ministro das Relações Exteriores e ministro da Fazenda. Neste cargo, chefiou a elaboração do Plano Real, que estabilizou a economia. Com a ajuda do sucesso do plano, foi eleito Presidente da República no primeiro turno da eleição de 1994.
3 de março: Fernando Henrique Cardoso deixa o Ministério da Fazenda de Itamar Franco para ser candidato a presidente da República. ... 3 de outubro: Fernando Henrique Cardoso é eleito o 34° presidente do Brasil, derrotando Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial no país.
Foi em maio daquele ano que um acidente no Grande Prêmio de Ímola, na Itália, tirou a vida de Ayrton Senna, um ídolo nacional. Dois meses depois, nos Estados Unidos, a seleção brasileira de futebol ganhava a Copa do Mundo e se tornava tetra. Havia 24 anos não gritávamos “campeão!”.
1994 (MCMXCIV, na numeração romana) foi um ano comum do século XX que começou num Sábado, segundo o calendário gregoriano. A sua letra dominical foi B. A terça-feira de Carnaval ocorreu a 15 de fevereiro e o domingo de Páscoa a 3 de abril.
Eventos. 1 de janeiro: Fernando Henrique Cardoso toma posse como o 34° presidente do Brasil. 1 de março: Imperatriz Leopoldinense ganha o Carnaval do Rio de Janeiro desse ano e Gaviões da Fiel, de São Paulo. 19 de maio: Bertioga se torna um município independente.
Foi a partir de 1995 que a internet entrou de vez em nossas vidas. ... No mesmo ano, a Microsoft de Bill Gates, que era o homem mais rico do planeta, lançou o sistema operacional o Windows 95. Outro acontecimento marcante foi o início do governo de Fernando Henrique Cardoso como presidente do país.
1995 (MCMXCV, na numeração romana) foi um ano comum do século XX que começou num Domingo, segundo o calendário gregoriano.
Foi a partir de 1995 que a internet entrou de vez em nossas vidas. A rede mundial de computadores chegou ao Brasil e a partir de então passamos a entrar na rede, navegar, conectar, enviar um e-mail que chega rapidinho, em vez de cartas. ... O ano de 1995 também foi repleto de perdas.
século XIX
No dia 18 de setembro de 1814, representantes de quase todas as nações europeias participaram da Conferência de Paz de Viena. No dia 18 de setembro de 1814, chefes de Estado e de governo das grandes potências de então reuniram-se pela primeira vez no palácio Hofburg, em Viena. ...
As prioridades do Congresso de Viena foram acabar com os vestígios da Revolução Francesa e da Era Napoleônica. A intenção era redesenhar as fronteiras da França, Península Itálica e dos estados alemães, e restaurar a família Bourbon na França, Espanha e no Reino de Nápoles.
O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre setembro de 1814 e junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior.
Embora tendo que devolver os territórios anexados durante a regência de Napoleão, a França acabou sendo quem mais lucrou com o Congresso de Viena. ... Em Viena, o país foi restabelecido no mapa europeu como "Polônia do Congresso". Além disso, a neutralidade dos suíços foi reconhecida internacionalmente.
A Santa Aliança Ela previa a possibilidade de intervenção caso os princípios estabelecidos no Congresso de Viena fossem desrespeitados. Posteriormente, temendo que a Santa Aliança pudesse fortalecer uma ordem católica no continente, a Inglaterra se uniu ao grupo, que passou a ser chamado de Quádrupla Aliança.
O objetivo principal do Congresso de Viena era retomar o modelo político que ordenava a Europa antes das guerras napoleônicas, isto é, objetivava-se retomar as estruturas do Antigo Regime, com repressão às ideias liberais e às manifestações revolucionárias das quais a França foi o principal “cavalo de batalha”.
Marcado por revoltas, a Revolução industrial, e o crescimento da classe média, o período da ==Restauração europeia== (1814-1848) refere-se à luta por parte dos partidários da monarquia europeia pela legitimidade interna contra os carbonários e por vezes militares (ver: Decembristas russos) que seguiam os ideais ...
Os motivos do neocolonialismo durante o século XIX foram os mais variados. Basicamente, relacionam-se ao desenvolvimento econômico europeu na difusão da Revolução Industrial. A necessidade de mercados é uma constante na economia capitalista, tanto para o consumidor quanto para o fornecedor de produtos.
Resposta. Resposta: O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre setembro de 1814 e junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior.