Jean Jacques Rousseau
Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.
Para Rousseau, a educação partia do estado da natureza, ou seja, ele ligava o desenvolvimento da pessoa aos costumes dos indivíduos, e, as semelhanças do homem com outros, onde o meio influencia diretamente nessa formação, sendo o motivo da importância do ato de educar e transformar.
Para Rousseau, a criança devia ser educada sobretudo em liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos - mesmo porque, segundo seu entendimento, até os 12 anos o ser humano é praticamente só sentidos, emoções e corpo físico, enquanto a razão ainda se forma.
Os pressupostos básicos de Rousseau a respeito da educação eram a crença na bondade natural do homem, e atribuir à civilização a responsabilidade pela origem do mal. ... Rousseau afirma que a educação não vem de fora, é a expressão livre da criança no seu contato com a natureza.
Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje.
No Emílio, Rousseau propõe, mediante a descrição do homem, um sistema educativo que permita ao “homem natural” conviver com essa sociedade corrupta. Rousseau acompanha o tratado de uma história romanceada do jovem Emílio e seu tutor, para ilustrar como se deve educar ao cidadão ideal.
Emílio: Significa “rival” ou “o que fala de modo agradável”, “zeloso” e “solícito”. Emílio é um nome com duas possibilidades de origem, uma derivada do latim através do nome de família romana Aemilius, que teria surgido a partir da palavra aemulus, que significa “rival” ou “rivalidade”.
Este é, pois, o modelo básico de educação proposto por Rousseau para substituir a educação tradicional que, em nome da civilização e do progresso, obriga os homens a desenvolverem na criança a formação apenas do intelecto em detrimento da educação física, do caráter moral e da natureza própria de cada individuo.
Na concepção de educação natural em Rousseau, o aprendizado é conduzido pelos interesses do aprendiz, em uma educação de dificuldades progressivas, lúdicas e interativas que evoluem naturalmente dos sentidos ao espírito.
A vontade geral (como vontade do povo, como voz de Deus) é sempre, por definição, reta, por estar sempre voltada para o bem comum. Nessa medida, ela tem, efetivamente, uma tendência à infalibilidade, que Rousseau lhe atribui no capítulo III do Livro II do Contrat social.
Sobre a educação negativa, Rousseau se refere ao preceptor como aquele “que deve governar sem preceitos, é fazer tudo sem fazer nada” (apud MARTINEAU, pg. 168) para deixar a criança aprender pela “experiência das coisas e não do conhecimento das palavras” (MARTINEAU, pg. 168).
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A educação nos treina para o exercício de cidadania , nos deixa atualizados e cientes do que falamos , fazemos , acreditamos . Então , minha atitude para a educação e positiva , gosto de aprender , me esforço e sempre que possível quer aprender mais .
A escola nos ensina sobre ética e cidadania, além das matérias convencionais, ela nos auxilia a compreender o passado e o presente e dessa forma tomarmos boas decisões a respeito de ambos, é através da escola que conseguimos construir um futuro melhor.