O enjoo é um problema extremamente comum, que possui uma série de causas e um número igualmente alto de tratamentos, embora quase todo mundo tenha um “remédio para enjoo” favorito.
Esse remédio é encontrado na forma de comprimidos mastigáveis ou comprimidos simples de 25 ou 50 mg, com o nome comercial Meclin ou Meclin Jet, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 12 anos.
Alguns chás, como o chá de gengibre, o chá de hortelã-pimenta ou o chá de funcho, podem ajudar a aliviar a sensação de enjoo ou vômitos, causada por má digestão, dor de estômago, gastrite, úlceras, ou, até mesmo, pela gravidez, pois possuem substâncias com propriedades que ajudam a reduzir os vômitos e as contrações do estômago, além de acalmar o trato gastrointestinal.
Leia também: Dramin dá sono? Veja quanto tempo dura o efeito
O chá de limão contém limoneno na sua composição, que ajuda a aliviar o enjoo causado por ansiedade, má digestão ou prisão de ventre, pois tem propriedades calmantes para o estômago e estimulantes do intestino.
Assim, é importante informar ao(à) médico(a) caso haja alguma doença ou condição pré-existente, para que ele(a) possa se certificar se o Plasil é o melhor remédio para seu caso.
Ele é utilizado para tratar o enjoo causado por diferentes fatores, tanto em crianças quanto em adultos, e seu principal efeito colateral é a sonolência.
A acupuntura é feita através da inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo do paciente. Já a acupressão é uma pressão feita sem o uso de instrumentos, feita apenas com as mãos.
Colocar a água fervente numa xícara e adicionar o anis. Tampar, deixar esfriar, coar, adoçar com o mel e beber a seguir. Tomar este chá 3 vezes por dia, enquanto os sintomas do resfriado permanecerem.
O enjoo é um sintoma muito incômodo e pode afetar a qualidade de vida das pessoas. Existem diversas estratégias que podem ajudar a aliviar o enjoo, como evitar alimentos gordurosos, beber bastante água, descansar em um ambiente calmo e usar remédios para enjoo. É importante lembrar que o uso de remédios deve ser orientado por um médico, que irá avaliar a causa do enjoo e indicar o tratamento mais adequado.
Na maioria das vezes, o enjoo é causado por algum alimento ou medicamento. Por isso, é importante prestar atenção no horário que a sensação de enjoo aparece, para identificar e, se possível, evitar o agente causador.
Por isso, a seguir vamos conhecer os 6 melhores remédios para tratar o problema e seus efeitos colaterais, além de conhecer algumas soluções caseiras que podem aliviar o enjoo naturalmente.
Esses remédios possuem princípios ativos como Domperidona, Metoclopramida e Ondansetrona, que ajudam a melhorar o enjoo e vômito.
A acupressão e a acupuntura são técnicas da medicina tradicional chinesa. Ambas são usadas para promover o bem-estar e a saúde como um tratamento alternativo para muitas condições.
Por fim, o preço* da caixa com 20 comprimidos (10mg) fica na média de R$8,50. Já no caso da solução oral, a caixa com 1 frasco com 10mL (4mg/mL) custa em torno de R$10.
É também muito importante fazer uma dieta durante algum tempo, evitando ingerir comidas volumosas e preferindo papinhas de arroz, arroz cozido com cenoura, carnes brancas como peru e frango ou peixe cozido.
Dessa forma, o(a) profissional responsável pelo seu acompanhamento pré-natal poderá indicar o tratamento adequado de acordo com o seu caso. Assim, alguns dos medicamentos comuns que ele(a) pode recomendar são o Dramin B6 e o Meclin.