Jorge Luis Borges
O Tango surgiu na Argentina como música e dança por volta do final do século XIX, derivando de outros estilos como a habanera e a milonga. Inicialmente o Tango propagou-se entre as classes menos favorecidas de Buenos Aires, capital da Argentina, nos bares, cafés e prostíbulos.
Argentina
A cada novo tipo de dança, perpetuam-se valores que fazem de um determinado estilo dançante sinônimo de determinados sentimentos. Na Argentina, o tango tornou-se sinônimo de paixão, melancolia e tristeza. Conforme sentencia uma famosa expressão “o tango é um pensamento triste que se pode dançar”.
Ressaltando que dançar tango traz diversos benefícios, sendo eles:
O Tango surgiu nos prostíbulos com a finalidade de aproximar corpos masculinos e femininos, inventado por aqueles que depois de uma longa jornada de trabalho buscavam um momento de lazer no encontro com mulheres.
A lambada dança teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó que passou a ser dançado por duplas abraçadas ao invés de duplas soltas. Assim como o forró, a lambada tem na polca sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe.
A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar". ... A outra versão é que o bolero veio do fandango, uma dança espanhola de origem árabe surgida no século X e era conhecida como bolero de algodre.
Esse tipo de dança tem como característica de ser pessoal e permitir variações existem passos e regras a serem seguidas, as quais caracterizam cada ritmo. Um aspecto marcante de sua performance é a sensualidade e elegancia entre quem a dança.
O bolero tornou-se na canção romântica mexicana por excelência. Passou de um ritmo ternário para um compasso binário e quaternário, tendo sido por consequência alterada a forma de dançar o bolero, bastante distinta daquela que se praticava aquando na sua origem.