Eurípides (também grafado Eurípedes; do grego antigo: Εὐριπίδης) (Salamina, ca. 480 a.C. — Pela, Macedônia, 406 a.C.) foi um poeta trágico grego, do século V a.C., o mais jovem dos três grandes expoentes da tragédia grega clássica, que ressaltou em suas obras as agitações da alma humana e em especial a feminina.
Dentre as obras produzidas por Eurípedes, as que mais se destacam são: Medéia (431 a.C.), As Troianas (415 a.C.), Electra (418 a.C.) e As Bacantes (encenada em 406 a.C. postumamente).
1 de novembro de 1918
Autores e obras que sobreviveram Dos inúmeros tragediógrafos que existiram na Grécia antiga, apenas três deles tiveram obras que chegaram integralmente aos dias de hoje: Sófocles, Eurípides e Ésquilo (525-456 a.C.).
Embora sejam registrados muitos autores especialmente na época áurea do teatro grego, somente de quatro nos chegaram peças integrais, todos eles de Atenas: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes na tragédia, e Aristófanes na comédia.
A Tragédia Grega foi um dos gêneros teatrais (ou dramáticos) mais encenados durante a Grécia Antiga. É considerada o gênero teatral mais antigo, dos quais se destacam os dramaturgos gregos: Ésquilo (524-456 a.C.), Sófocles (496-406 a.C.) e Eurípedes (480-406 a.C.).
Dramaturgos e Obras
Os dramaturgos que escreviam regularmente peças para competições tornaram-se famosos; e os três mais bem-sucedidos foram Ésquilo (c. 525 — c. 456 a.C.), Sófocles (c. 496–406 a.C.) e Eurípides (c.
Ao longo do século XX, grandes dramaturgos contribuíram para o teatro brasileiro, por meio de obras que moldaram a cultura nacional e foram além do palco.
Os mais importantes dramaturgos gregos desse gênero foram: Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Vale lembrar que, diferente dos jurados nas Comédias, os júris das tragédias eram formados por cinco pessoas importantes da aristocracia.
A Comédia é um dos gêneros teatrais escrito geralmente em versos, que tem início na Grécia Antiga. Trata-se de um gênero crítico burlesco e humorado que satiriza diversos aspectos da sociedade desde os costumes, hábitos, moral, figuras nobres, instituições políticas, dentre outros.