Referências literárias a Briseis No livro O Incêndio de Troia, de Marion Zimmer Bradley, Briseis se apaixona por Aquiles e decide abandonar Troia para ficar com ele.
Aquiles foi o herói grego que mais se distinguiu na guerra de Tróia, celebrado nos versos de Homero. Conta a lenda que o único ponto vulnerável no seu corpo era o calcanhar e que morreu vítima de uma flecha envenenada que lhe atingiu exatamente o calcanhar.
Aquiles era o filho da nereida Tétis e de Peleu, rei dos mirmidões. Tétis era uma das várias filhas de Nereu e Doris e Peleu era filho de Éaco e Endeis.
A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.
Noah é um nome inglês e bíblico, de origem hebraica. Surge na forma de No'ah, que por sua vez teria surgido a partir da palavra noach ("descanso"). Noah é uma variação bastante popular na língua inglesa, considerada o equivalente em português de Noé e significa “descanso”, “repouso” ou, ainda, “de longa vida".
Grato. O nome Rafael tem origem na expressão hebraica «refa`el», que significa «Deus curou». Lembremos que, segundo o Antigo Testamento, foi o arcanjo Rafael que curou a cegueira do pai de Tobias.