João Paulo de Sousa quem a seu mando a colonização se intensificou durante 1660 a 1670, quando a região se tornou objeto de cobiça por parte de baianos e paulistas. As sesmarias eram doadas por governantes da Bahia, Pernambuco, Pará e Maranhão.
A origem do nome Piauí - segundo a historiografia - está ligada aos índios que viviam no território, antes da chegada dos brancos exterminadores dessas nações: a palavra Piauí teria sua origem na expressão tupi-guarani "piau-i", traduzida pelo branco colonizador como "rio dos piaus" - "piau" (peixes pintados) e "i" ( ...
A Região de Angical do Piauí teve como primeiros habitantes os índios-pilões, cujos vestígios, tais como: cercas de pedras, furnas e pilões, ainda existem. Três famílias tradicionais - Gomes, Santos e Soares - sucederam aos índios.
Oeiras
Parnaguá
Em 1811, o príncipe Dom João, cinco anos antes de ser coroado rei de Portugal, elevou o Piauí à categoria de capitania independente....Piauí
As solenidades presenciais serão exclusivas para homenageados e autoridades e haverá transmissão ao vivo por meio das redes sociais do Governo do Estado. O governador Wellington Dias participa, nesta sexta-feira (22), das atividades alusivas ao 198º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.
O Piauí é o terceiro maior estado da região Nordeste do Brasil. A capital é Teresina e a sigla PI.
Como o estado é relativamente grande, havendo vários tipos de clima, vegetação e relevo, é comum a variedade de culturas conforme o local. As manifestações mais comuns no Piauí são: Bumba-Meu-Boi, Cavalo Piancó, Congada, Samba de Cumbuca, Roda de São Gonçalo, Reisado, entre outros.
As referências identificadas abrangem manifestações e eventos tais como arte sacra popular, congadas, tambores, capoeira, reisados, procissões, rodas, danças, festas religiosas, o carnaval, marujadas, bois e bumba meu boi, lendas e reminiscências, cordel, cantigas de vaqueiro, “incelenças”, bandas de bandolim, pastoris ...
Diferente da região sudeste que tem uma grande diversidade de culturas, os nordestinos possuem sua própria identidade. O Piauí, assim como os outros estados do Nordeste, é muito rico em manifestações culturais, como festivais de música, danças e festas religiosas.
A cultura do Ceará é diversificada e com muitas características marcantes. A cultura cearense, assim como em todo o sertão nordestino, é de base essencialmente ibérica com influências indígenas e africanas.
O artesanato está entre as principais formas de identificação da cultura cearense. São típicos da região os bordados, redes, rendas de bilro, crochês e o trançado de algodão. Todos são herança da tradição portuguesa. A cestaria é encontrada na maioria das cidades.
Ceará - Volta ao Brasil em 27 Danças.
Bumba Meu Boi
A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...
10 danças brasileiras que você precisa conhecer
Principais danças folclóricas do Brasil
No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinada região. No país, as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em festas populares caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos.
As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. EXPLICAÇÃO: Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos como praças, ruas e largos.