Colonização de Pernambuco Através do sistema de Capitanias Hereditárias, Duarte Coelho tomou posse da Capitania de Pernambuco, chamada inicialmente de Capitania Nova Lusitânia. Em 1535 foi fundado o povoado de Olinda e em 1537, esta passou a ser Vila. Igualmente, em 1537, foi fundada a cidade de Recife.
A origem do nome Pernambuco é controversa. Alguns estudiosos afirmam que vem da aglutinação dos termos tupis para'nã, que quer dizer “rio grande” ou “mar”, e buka, “buraco”.
Era o bairrismo local já voando alto, a ponto de, em 1817, o estado virar um país. República, mais de 70 anos mais jovem que a brasileira, independente do Reino Unido do Brasil e de Portugal. A ousadia foi fruto de uma revolução. Durante 75 dias, quatro estados nordestinos e parte da Bahia viraram um nação: Pernambuco.
Nessa época, teve início o processo de colonização de Pernambuco. Entre 1534 e 1536, Dom João III, rei de Portugal, instalou o sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil e dentre os primeiros 14 lotes distribuídos estava a Capitania de Pernambuco, chamada de Nova Lusitânia.
Resposta. Explicação: A ciranda tem sua origem no estado de Pernambuco, e foi criada por esposas de pescadores que dançavam na vila enquanto aguardavam a chegada dos mesmos.
O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres. A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.
São inúmeros estilos de dança (e o Brasil é rico nessa diversidade), mas quando se fala em aula de dança popular em Pernambuco, os que mais vamos encontrar: frevo, maracatu, caboclinho, coco de roda, ciranda, cavalo marinho e xaxado, além de dança africana, que tem forte influência nos ritmos brasileiros.
Resposta. As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. ... No Brasil, muitas tiveram grande destaque e se tornaram atrações populares, como as danças folclóricas, por exemplo.
Confira abaixo um pouco mais de cada estilo de modalidades de dança:
Coreografia é a arte de criar passos e movimentos para compor determinada dança, ou seja é passos e movimentos criados por um coreografo.
Definição. Coreografia é a arte de projetar seqüências de movimentos nos quais o movimento , forma , ou ambos são especificados. Coreografia também pode se referir ao projeto em si, que às vezes é expressa por meio de notação da dança .
A coreografia é a arte de compor trilhas ou roteiro de movimentos que compõem uma dança. ... A coreografia serviria portanto pra descrever a dança que será executada, ou melhor, a coreografia é o conjunto de movimentos e a sequência deles que compõe a dança que segue uma trilha musical.
O ato de dançar é diferente do ato de criar e compor uma dança. ... É necessária a vivência do fascinante processo criativo para, a partir dele, dar forma à composição cênica que em dança chama-se coreografia, expressão que tem origem no grego e quer dizer: a grafia de danças corais, danças de grupo.
A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.