No dia 8 de setembro de 1612 era fundada a cidade de São Luís, uma ilha e também capital do Maranhão. Trata-se da única cidade brasileira fundada por franceses. Depois, ela foi invadida por holandeses e, na sequência, colonizada pelos portugueses. O nome da cidade é uma homenagem dada pelos franceses ao rei da França Luís IX, também chamado de "São Luís". Com aproximadamente um milhão de habitantes, a capital maranhense conta com grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país e também pelo fato do seu litoral estar mais próximo de grandes centros importadores como Europa e Estados Unidos. O porto de Itaqui, em São Luís, é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados para o comércio exterior no Brasil. Além disso, a cidade também é a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que atrai turistas do Brasil e do exterior. São Luís também foi a cidade de grandes escritores como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias e Graça Aranha. Além disso, a capital também é conhecida pelos ritmos como tambor-de-crioula, reggae e bumba-meu-boi.
Fundada em 1612 pelo francês Daniel de La Touche, mais conhecido como “Senhor de La Ravardière”, a capital maranhense é a quinta cidade mais antiga do país. Sua formação teve como objetivo estabelecer a França Equinocial na região dos trópicos, dentro do contexto da economia mercantilista.
A culinária da capital maranhense traz consigo características das três culturas que deram origem ao povo ludovicense. O prato mais representativo desta mistura é o arroz de cuxá, preparado com legumes, frutos do mar e diferentes temperos. Também são exemplos de iguarias de São Luís as caldeiradas, as fritadas de camarão e de caranguejo, o creme de cupuaçu, o guaraná Jesus, entre outros.
São Luís continua sendo o maior município do estado, mas número de habitantes sobe 51% em São José de Ribamar. A população de São Luís cresceu 2% entre 2010 e 2022, para 1,04 milhão de pessoas, segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Única cidade fundada por franceses no Brasil, São Luís tem uma grande relevância histórica. A capital possui um conjunto arquitetônico característicos dos séculos XVII e XIX, baseado no estilo português tradicional.
O Coroadinho, São Luís (MA), é uma favela com uma população de 53.945 pessoas ocupa atualmente a 4ª posição no ranking nacional das maiores favelas do Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O Vinhais Velho é um bairro da cidade de São Luís, também conhecido pela sua importância histórico-cultural, em razão do sítio arquelógico existente na região. É o bairro mais antigo da cidade. 3,000 hab.
Nos monumentos históricos da cidade predominam os azulejos: 428 prédios e casas da cidade são azulejados e cerca de 80% desses ladrilhos são provenientes de Portugal. Entre eles estão o Palácio dos Leões, onde funcionou até 1615 o forte que protegia a então capital da França Equinocial; a Catedral da Sé, construída pelos Jesuítas em 1726; a igreja do Carmo, uma das mais antigas da cidade, edificada em 1627; e o Teatro Arthur Azevedo, construído entre 1815 e 1817, considerado o primeiro teatro a ser instalado em uma capital brasileira.
Após uma extensa pesquisa histórica, chegamos à conclusão de que a cidade mais antiga do estado do Maranhão é São Luís. Fundada em 8 de setembro de 1612 pelos franceses, a cidade possui um rico legado histórico e arquitetônico que a torna um verdadeiro tesouro do estado.
Antes de 1621, quando é criado o Estado do Maranhão e Grão-Pará, separado da jurisdição do Estado do Brasil, a região do Maranhão era conhecida por diversos nomes ou títulos: 'terra do rio das Amazonas', 'terra dos tupinambás', ou mesmo 'terra dos caraíbas'.
Em 1641, São Luís volta a ser invadida, mas desta vez por colonizadores holandeses, comandados por Maurício de Nassau. O objetivo da Holanda era expandir a produção de açúcar na região, assim como já se estava desenvolvendo em outras partes do nordeste brasileiro. O domínio holandês da ilha de São Luís se encerra em 1644, com a retomada do território pela Coroa Portuguesa.
Fundada por franceses no início do século XVII, a cidade de São Luís é a capital do estado do Maranhão, localizado na região Nordeste do Brasil. A capital conta com uma extensão territorial de 583,063 Km² e uma população estimada para 2021 de aproximadamente 1.100.000 habitantes, segundo dados do IBGE.
O Vinhais Velho é um bairro da cidade de São Luís, também conhecido pela sua importância histórico-cultural, em razão do sítio arquelógico existente na região. É o bairro mais antigo da cidade. 3,000 hab.
O Centro Histórico de São Luís, também chamado de Museu a céu aberto, é formado por aproximadamente 4 mil construções tombadas pelo Governo Federal. Devido à sua arquitetura histórica, São Luís recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1997.
Segundo dados do IBGE, em 2018, o Produto Interno Bruto de São Luís totalizava R$ 30.699,57 bilhões, no qual, a maior parte correspondem a Serviços (Comércio, Setor imobiliário, Transportes e Administração Pública) e à Indústria. A capital detém o maior PIB do Maranhão, respondendo por aproximadamente 40% da soma de todos os bens e serviços produzidos no estado.
A cidade de São Luís foi berço de importantes nomes da literatura brasileira, como o poeta Gonçalves Dias (1823-1864); o escritor Graça Aranha (1868-1931), membro fundador da Academia Brasileira de Letras e um dos integrantes do Movimento Modernista de 1922; o romancista Aluísio de Azevedo (1857-1913) e seu irmão, o dramaturgo Arthur de Azevedo (1855-1908). O vasto acervo literário de escritores locais, como também de outras regiões do País, está preservado na Casa de Cultura Josué Montello.
A origem de Maranhão, estado que abriga os Lençóis Maranhenses, é uma das mais misteriosas entre os estados brasileiros. Sabe-se que vem de Marañón, mas o termo pode ter origem tupi-guarani e significar "o mar que corre" ou vir do espanhol e se referir a cajueiros.
Após uma extensa pesquisa histórica, chegamos à conclusão de que a cidade mais antiga do estado do Maranhão é São Luís. Fundada em 8 de setembro de 1612 pelos franceses, a cidade possui um rico legado histórico e arquitetônico que a torna um verdadeiro tesouro do estado.
A Fundação oficial data de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região, e ao instalarem o Forte de São Luís, homenagem ao Rei-menino Luís XIII, vindo daí a denominação da cidade.
8 de setembro de 1612
Faz parte do Arquipélago do Golfão Maranhense e é nela que se encontra a capital do Estado, São Luís. O nome Upaon-Açu foi dado pelos Tremembés (Tupi-Guarani) e significa "ilha grande". Também foi chamada ilha de São Luís. A denominação indígena foi restabelecida pela constituição do Estado do Maranhão: Art.
SÃO LUÍS, capital do Estado do Maranhão, localizada na ilha do mesmo nome, foi fundada pelos franceses em 1612, tendo seu nome dado em homenagem ao Rei francês Luís XIII, e ocupada pelos holandeses entre 1641 e 1644.
Essa expressão de “São Luís, Ilha do Amor” é recente. Nasceu há alguns anos, criada por algum medíocre marqueteiro, naturalmente para incentivar o turismo. E, assim, Ilha do Amor devia ser o Hotel do Amor do Moacyr. ...
Entende-se por ilha qualquer porção de terras emersas cercada de água por todos os lados. É claro que todas as terras emersas estão sempre cercadas pelas águas dos oceanos, mas, para caracterizar uma ilha, é preciso não apresentar dimensões continentais.
Tem dois adjetivos gentílicos. Um: são-luisense. O outro: ludovicense. A estranha palavra veio de Ludovico (do germânico Hlodoviko, que tem duas partes: hold (ilustre, afamado) + wig (batalha ou santuário, que originou em francês o antropônimo Louis, Luís em português).
Maranhão
Mas, a rigor, o gentílico designa o país, a região, o estado, a província, o condado, o município, a cidade, a povoação ou afins, em que alguém nasceu, habita ou de onde procede, enquanto o etnônimo designa tribo, etnia, raça ou nação a que pertence o indivíduo. ...
Pintou, então, a questão: como se chama quem nasce naquele país criado em 1971? É emiradense. Quem é árabe?
Na gramática, a palavra que indica nacionalidade ou origem geográfica recebe o nome de adjetivo pátrio ou gentílico. No caso de Jerusalém, há dois gentílicos possíveis: hierosolimitano ou hierosolimita. Não existem as formas “jerusalemense” e “jerusalemita”.
Os árabes israelenses ou (conhecidos também como israelenses árabes ou, oficialmente, como cidadãos árabes de Israel são os árabes ou povos falantes do árabe que possuem a nacionalidade israelense e que não são judeus. Os cidadãos árabes compõem cerca de 20% da população de Israel.
Diz-se que quem nasce em “Lima”, “Buenos Aires” e “Jerusalém” é Limeiro-Bonaerense-Judeu.
O Laos é um país multiétnico, sendo que os Laocianos compõem cerca de sessenta por cento da população, principalmente nas planícies. Outros grupos étnicos, como os Hmong e outras tribos indígenas, representam quarenta por cento da população e vivem nas colinas e montanhas.
Vienciana
Ásia