O núcleo urbano, localizado à margem esquerda do Rio Negro, teve início com a construção do Forte da Barra de São José, idealizado pelo capitão de artilharia, Francisco da Mota Falcão, em 1669, data que foi convencionada a usar como o nascimento da cidade.
Manaus foi fundada em 1669 a partir de uma fortificação para fixar presença lusitana e resguardar a entrada da Amazônia Ocidental das invasões estrangeiras, sobretudo de holandeses e espanhóis.
Fundação. A cidade tem sua origem na construção de uma fortificação portuguesa ocorrida, possivelmente, em 1669. Data que foi convencionada a usar como a fundação de Manaus.
7 de setembro de 1822
Fundada em 24 de outubro de 1669, Manaus surgiu em torno do forte de São José do Rio Negro. A fortaleza foi construída pelos portugueses no ponto onde se juntam os rios Negro e Solimões para controlar o acesso à parte mais ocidental da Amazônia.
A medida visava promover a ocupação dessa região e elevar o nível de segurança para manutenção da sua integridade. Um ano depois, em 15 de agosto de 1968, por meio do Decreto-Lei Nº 356/68, o Governo Federal estendeu parte dos benefícios do modelo ZFM a toda a Amazônia Ocidental.
Em 1848, a Vila da Barra foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro, para receber em 1856 o nome de Manáos, em homenagem à nação indígena dos Manáos (Mãe dos Deuses), considerada o mais importante grupo étnico habitante da região, reconhecido historicamente pela sua coragem e valentia ...
Os manaós foram um grupo indígena que habitava a região do Rio Negro, antes do descoberta do Brasil pelos europeus. Na língua nativa, seu nome significa Mãe dos Deuses, que deu origem ao nome atual do município de Manaus, capital do estado do Amazonas.
Ajuricaba é um nome que vem de origem Tupi e significa "Muito irrivável". É uma pessoa ao contrário do irritável que traduz seu nome, muito pronta a ajudar e amável, com força de vontade e originalidade que pode causar inveja em muitos.
Ajuricaba
Significado de Amazonense adjetivo Relativo á região do Amazonas. substantivo masculino Aquele que é natural dessa região.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Gentílico dos Nascidos no Estado Minas Gerais: Mineiro População Segundo o Censo de 2010: 2.
O Gentílico de Barão de Cocais é Cocaiense. O município Barão de Cocais está localizado no Estado Brasileiro Minas Gerais - MG. Barão de Cocais possuí uma área total de 340,60 Km². Sua população no ano de 2010 era de 28.
48.
Vizinho dos municípios de Santa Bárbara, Caeté e São Gonçalo do Rio Abaixo,Barão de Cocais se situa a 22 km a Sul-Leste de Caeté a maior cidade nos arredores.
Prefeito