Filippo Brunelleschi foi um importante artista italiano do Renascimento. Destacou-se na segunda fase do Renascimento, denominada de Quatrocento (1400 a 1499) ou Alta Renascença.
Escultor, pintor, inventor, matemГЎtico e acima de tudo excelente arquitecto, foi um dos pioneiros do Renascimento italiano. As suas obras conseguiram definir o sistema e as leis da perspectiva.
Este conceito procura imitar um espaço tridimensional no plano. Antes de ter conseguido o feito, a pintura e sua apreciação eram muito mais complexas porque o trabalho não era dividido em planos, o espectador tinha que dividir a pintura ao vê-la para apreciar a separação que deveria estar entre os elementos.
Filippo Brunelleschi (1377-1446) nasceu em Florença, Itália, no ano de 1377. Filho do notário Brunellesco di Lippo e de Giovana degli Spini recebeu boa educação. Foi aluno do matemático Paolo dal Pozzo Toscanelli, que lhe ensinou geometria linear. Interessado em arte e arquitetura, começou como ourives e trabalhou nas estátuas de Santo Agostinho e do Evangelista São João e nos bustos dos profetas Jeremias e Isaias, no altar de San Jacopo, na catedral de Pistoia.
Filippo Brunelleschi foi sempre de natureza desconfiada. Introvertido e pouco sociГЎvel, de fГsico pouco atraente – era baixo em estatura e com uma cabeГ§a desproporcionalmente grande – longe da estГ©tica que governava as normas sociais do incipiente Renascimento, Г©poca em que o culto da beleza fГsica era uma prioridade e um requisito inevitГЎvel para ter sucesso. Por outro lado, a viagem a Roma surgira depois de uma das maiores desilusГµes da sua vida. Em 1401, tinha-se apresentado para o concurso de adjudicação das obras da segunda porta do BaptistГ©rio de FlorenГ§a. Tinha-o feito com um painel de bronze intitulado O sacrifГcio de Isaac (actualmente conservado no Museu do Bargello de FlorenГ§a), mas foi Lorenzo Ghiberti quem acabou por realizar a obra. Tal foi a sua desilusГЈo, que sГі retomou a prГЎtica da escultura em 1410, quando esculpiu um crucifixo de madeira para a Capela Gondi de Santa Maria Novella.
As bases da estética renascentista foram lançadas por dois artistas florentinos: Masaccio, na pintura, e Brunelleschi, na arquitetura, considerados os pioneiros da nova linguagem.
Brunelleschi também projetou outras obras em Florença, como a Basílica de São Lourenço, que apresenta uma planta em cruz e possui uma imponente cúpula, a Capela Pazzi, uma obra-prima da arquitetura do Renascimento italiano que está localizada no claustro da Basílica da Santa Cruz, a Basílica do Espírito Santo que só foi concluída depois de sua morte, o Palácio Pitti com estilo renascentista inspirado na arquitetura romana que só foi iniciada em 1446 e o Hospital dos Inocentes, um notável exemplo da arquitetura do Renascimento italiano, onde hoje funciona um museu de arte renascentista.
Nesse ano, as autoridades florentinas decidiram lanГ§ar um concurso pГєblico para construir a cobertura da catedral de FlorenГ§a. O templo fora iniciado em 1296, com base nos planos do arquitecto Arnolfo di Cambio; por volta de 1334, as obras foram retomadas por Giotto e, apГіs a sua morte, por Andrea Pisano, embora este Гєltimo tenha tido de interromper a continuação das obras devido Г peste negra que, em 1348, assolou a cidade. O templo permaneceu, assim, inacabado. Concretamente, faltava a cobertura do enorme espaГ§o octogonal na qual confluГam as trГЄs naves principais. Um desafio arquitectГіnico que ninguГ©m se atrevera a assumir.
Por outro lado, em 1421, ele mergulhou no mundo dos navios, quando iniciou a construção de um grande navio chamado Il Baladone, que serviria como transporte de mármore de Pisa para Florença através do rio Arno.
A primeira grande contribuição pela qual deveria ser reconhecida foi quando ele inventou a perspectiva linear . Esta invenção foi compartilhada por León Battista degli Alberti em 1435, a fim de torná-la uma ferramenta de trabalho para todos os pintores da época.
A capela funerГЎria da famГlia Pazzi situa-se no claustro do convento, pelo que a maior dificuldade para o arquitecto teve que ver com as reduzidas dimensГµes do local; nГЈo obstante, a sua perГcia na composição das formas permitiu-lhe superar o desafio com sucesso. A capela Г© um exemplo perfeito da arquitectura renascentista, em virtude da proporção das formas e a composição Г base de mГіdulos. Acede-se ao interior atravГ©s de um pequeno pГіrtico rectangular dividido em cinco tramos mediante seis colunas, compostas e cobertas na sua zona central por uma abГіbada de berГ§o. Sobre o mesmo, ergue-se um ГЎtico decorado com pilastras corГntias e coroado por uma cornija profusamente ornamentada. O edifГcio Г© rematado por uma cГєpula. O reduzido espaГ§o interior ganha vida prГіpria, graГ§as Г utilização de policromias e Г decoração com base em medalhГµes em majГіlica. Foi a Гєltima obra de Brunelleschi. ApГіs a sua morte, outros arquitectos como Michelozzo di Bartolomeu e Giuliano da Maiano trabalharam na finalização da estrutura da capela, enquanto a decoração foi terminada por Luca della Robbia, que tambГ©m tinha colaborado com Brunelleschi no Hospital dos Inocentes. A capela serviu ainda de inspiração a Miguel Г‚ngelo para a construção da Sacristia Nova na Igreja de SГЈo LourenГ§o, em FlorenГ§a.
В«Tanto a magnГfica cГєpula desta igreja famosa como muitos outros dispositivos inventados pelo arquiteto Filippo, sГЈo testemunhas de sua capacidade magnГfica. Portanto, em homenagem a seus talentos excepcionais, um paГs agradecido pelo qual ele sempre se lembrarГЎ o enterra aqui no chГЈo. ”
Ao desafio convocado pela Signoria florentina concorreram diversos projectos, alguns tГЈo disparatados como a elevação de uma enorme coluna central que suportaria por si sГі o peso da enorme cГєpula prevista. Г‰ provГЎvel que Brunelleschi, conhecedor do problema que representava o enorme vazio que impedia consagrar a basГlica, jГЎ tivesse trabalhado no projecto antes de o concurso ter sido lanГ§ado. De qualquer forma, sairia vencedor, na condição de que partilhasse a direcção da obra com Ghiberti.
EntГЈo, em 1404, ele viajou para Roma por vГЎrios anos com Donnatello, um amigo prГіximo, para estudar e aprender sobre as antigas ruГnas romanas. Brunelleschi ficou surpreso com a paisagem, os edifГcios e a perfeição das esculturas clГЎssicas; EntГЈo, seu interesse pela arquitetura realmente comeГ§ou.
Na primeira fase de sua carreira de arquiteto, Brunelleschi redescobriu os princГpios da perspectiva linear, que, conhecidos por gregos e romanos, ficaram esquecidos durante toda a Idade MГ©dia. Restabeleceu na prГЎtica o conceito de ponto de fuga, e a relação entre a distГўncia e a redução no tamanho dos objetos.