Quem Foi O Arquiteto Renascentista Filippo Brunelleschi?

Quem foi o arquiteto renascentista Filippo Brunelleschi

Filippo Brunelleschi foi um importante artista italiano do Renascimento. Destacou-se na segunda fase do Renascimento, denominada de Quatrocento (1400 a 1499) ou Alta Renascença.

Escultor, pintor, inventor, matemГЎtico e acima de tudo excelente arquitecto, foi um dos pioneiros do Renascimento italiano. As suas obras conseguiram definir o sistema e as leis da perspectiva.

Biografia de Filippo Brunelleschi

Este conceito procura imitar um espaço tridimensional no plano. Antes de ter conseguido o feito, a pintura e sua apreciação eram muito mais complexas porque o trabalho não era dividido em planos, o espectador tinha que dividir a pintura ao vê-la para apreciar a separação que deveria estar entre os elementos.

Filippo Brunelleschi (1377-1446) nasceu em Florença, Itália, no ano de 1377. Filho do notário Brunellesco di Lippo e de Giovana degli Spini recebeu boa educação. Foi aluno do matemático Paolo dal Pozzo Toscanelli, que lhe ensinou geometria linear. Interessado em arte e arquitetura, começou como ourives e trabalhou nas estátuas de Santo Agostinho e do Evangelista São João e nos bustos dos profetas Jeremias e Isaias, no altar de San Jacopo, na catedral de Pistoia.

Filippo Brunelleschi foi sempre de natureza desconfiada. Introvertido e pouco sociável, de físico pouco atraente – era baixo em estatura e com uma cabeça desproporcionalmente grande – longe da estética que governava as normas sociais do incipiente Renascimento, época em que o culto da beleza física era uma prioridade e um requisito inevitável para ter sucesso. Por outro lado, a viagem a Roma surgira depois de uma das maiores desilusões da sua vida. Em 1401, tinha-se apresentado para o concurso de adjudicação das obras da segunda porta do Baptistério de Florença. Tinha-o feito com um painel de bronze intitulado O sacrifício de Isaac (actualmente conservado no Museu do Bargello de Florença), mas foi Lorenzo Ghiberti quem acabou por realizar a obra. Tal foi a sua desilusão, que só retomou a prática da escultura em 1410, quando esculpiu um crucifixo de madeira para a Capela Gondi de Santa Maria Novella.

Trabalhos

<strong>Trabalhos</strong>

As bases da estética renascentista foram lançadas por dois artistas florentinos: Masaccio, na pintura, e Brunelleschi, na arquitetura, considerados os pioneiros da nova linguagem.

Brunelleschi também projetou outras obras em Florença, como a “Basílica de São Lourenço”, que apresenta uma planta em cruz e possui uma imponente cúpula, a “Capela Pazzi”, uma obra-prima da arquitetura do Renascimento italiano que está localizada no claustro da Basílica da Santa Cruz, a “Basílica do Espírito Santo” que só foi concluída depois de sua morte, o “Palácio Pitti” com estilo renascentista inspirado na arquitetura romana que só foi iniciada em 1446 e o “Hospital dos Inocentes”, um notável exemplo da arquitetura do Renascimento italiano, onde hoje funciona um museu de arte renascentista.  

Anedotas do Il Duomo

Nesse ano, as autoridades florentinas decidiram lançar um concurso público para construir a cobertura da catedral de Florença. O templo fora iniciado em 1296, com base nos planos do arquitecto Arnolfo di Cambio; por volta de 1334, as obras foram retomadas por Giotto e, após a sua morte, por Andrea Pisano, embora este último tenha tido de interromper a continuação das obras devido à peste negra que, em 1348, assolou a cidade. O templo permaneceu, assim, inacabado. Concretamente, faltava a cobertura do enorme espaço octogonal na qual confluíam as três naves principais. Um desafio arquitectónico que ninguém se atrevera a assumir.

Por outro lado, em 1421, ele mergulhou no mundo dos navios, quando iniciou a construção de um grande navio chamado Il Baladone, que serviria como transporte de mármore de Pisa para Florença através do rio Arno.

Veja tambпїЅm

Veja tambпїЅm

A primeira grande contribuição pela qual deveria ser reconhecida foi quando ele inventou a perspectiva linear . Esta invenção foi compartilhada por León Battista degli Alberti em 1435, a fim de torná-la uma ferramenta de trabalho para todos os pintores da época.

A capela funerária da família Pazzi situa-se no claustro do convento, pelo que a maior dificuldade para o arquitecto teve que ver com as reduzidas dimensões do local; não obstante, a sua perícia na composição das formas permitiu-lhe superar o desafio com sucesso. A capela é um exemplo perfeito da arquitectura renascentista, em virtude da proporção das formas e a composição à base de módulos. Acede-se ao interior através de um pequeno pórtico rectangular dividido em cinco tramos mediante seis colunas, compostas e cobertas na sua zona central por uma abóbada de berço. Sobre o mesmo, ergue-se um ático decorado com pilastras coríntias e coroado por uma cornija profusamente ornamentada. O edifício é rematado por uma cúpula. O reduzido espaço interior ganha vida própria, graças à utilização de policromias e à decoração com base em medalhões em majólica. Foi a última obra de Brunelleschi. Após a sua morte, outros arquitectos como Michelozzo di Bartolomeu e Giuliano da Maiano trabalharam na finalização da estrutura da capela, enquanto a decoração foi terminada por Luca della Robbia, que também tinha colaborado com Brunelleschi no Hospital dos Inocentes. A capela serviu ainda de inspiração a Miguel Ângelo para a construção da Sacristia Nova na Igreja de São Lourenço, em Florença.

Filippo Brunelleschi foi um arquiteto renascentista italiano do sГ©culo XV.

«Tanto a magnífica cúpula desta igreja famosa como muitos outros dispositivos inventados pelo arquiteto Filippo, são testemunhas de sua capacidade magnífica. Portanto, em homenagem a seus talentos excepcionais, um país agradecido pelo qual ele sempre se lembrará o enterra aqui no chão. ”

Ao desafio convocado pela Signoria florentina concorreram diversos projectos, alguns tão disparatados como a elevação de uma enorme coluna central que suportaria por si só o peso da enorme cúpula prevista. É provável que Brunelleschi, conhecedor do problema que representava o enorme vazio que impedia consagrar a basílica, já tivesse trabalhado no projecto antes de o concurso ter sido lançado. De qualquer forma, sairia vencedor, na condição de que partilhasse a direcção da obra com Ghiberti.

Biografia

Então, em 1404, ele viajou para Roma por vários anos com Donnatello, um amigo próximo, para estudar e aprender sobre as antigas ruínas romanas. Brunelleschi ficou surpreso com a paisagem, os edifícios e a perfeição das esculturas clássicas; Então, seu interesse pela arquitetura realmente começou.

Na primeira fase de sua carreira de arquiteto, Brunelleschi redescobriu os princípios da perspectiva linear, que, conhecidos por gregos e romanos, ficaram esquecidos durante toda a Idade Média. Restabeleceu na prática o conceito de ponto de fuga, e a relação entre a distância e a redução no tamanho dos objetos.

Qual a grande obra da vida de Brunelleschi?

Sua obra mais conhecida a cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore é considerada por muitos historiadores como o símbolo primeiro da arquitetura Renacentista. Brunelleschi tornou assim, o sistema de representação e linguagem em arquitetura em algo regular, estável e baseado em estudos e processos científicos.

Qual a primeira arte praticada por Brunelleschi?

Entrou para a história ao concluir a Santa Maria del Fiore, em Florença, uma das primeiras catedrais em estilo renascentista....Mais 6 linhas

Como Brunelleschi influenciou outros arquitetos renascentistas?

Desenvolvida inicialmente em Florença, por Filippo Brunelleschi, essa arquitetura tinha como princípios a simetria, a proporção, a geometria e a regularidade. Com forte influência da arquitetura clássica, a renascentista é até hoje apreciada pelas suas belas colunas, pilastras, cúpulas hemisféricas e outros detalhes.

Quando Filippo Brunelleschi nasceu?

1377 Filippo Brunelleschi/Data de nascimento

Em qual sГ©culo o artista e arquiteto Filippo Brunelleschi realizou vГЎrias pesquisas e qual nome ele deu a esse experimento?

Em 1419, na Itália, o projeto de Filippo Brunelleschi foi o vencedor do concurso de arquitetura para a construção da cúpula da Catedral de Florença, Santa Maria del Fiore.

Quais as construções de destaque da arte renascentista?

O artista explorou em suas obras a ilusão de profundidade, a tridimensionalidade, a perspectiva cônica e o conceito de ponto de fuga. Assim, as obras mais relevantes do arquiteto são: a Basílica de São Lourenço; o Pórtico do Hospital dos Inocentes; o Palácio Pitti e a Capela Pazzi.

Onde Filippo Brunelleschi nasceu?

Florença, Itália Filippo Brunelleschi/Local de nascimento

Quais foram os artistas mais importantes do Renascimento?

Na escultura, pintura e arquitetura, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Donatello e Sandro Botticelli foram os principais nomes. O italiano Leonardo da Vinci (1452 – 1519) foi pintor, engenheiro, inventor e escultor desse movimento.

Quem era Leonardo Da Vinci quais suas obras mais conhecidas?

Mona Lisa Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um pintor italiano e um dos maiores gênios de seu tempo. A tela "Mona Lisa", verdadeira obra-prima, o notabilizou como um dos principais pintores da Renascença. Muitas de suas obras se perderam ou ficaram inacabadas.

Quais sГЈo as principais caracterГ­sticas das obras arquitetГіnicas renascentistas?

As principais caracterГ­sticas da arquitetura renascentista sГЈo: Retomada dos modelos clГЎssicos. VisГЈo humanista e racionalista. Uso da matemГЎtica e da geometria.