“Manoel Machado Rocha, mais conhecido como Mané Galinha, foi um criminoso Carioca que dominava parte do então sub-bairro Cidade de Deus (que viraria favela), no Rio de Janeiro no final dos anos 70.
Aquele foi o início da carreira de Dadinho. Fez um estágio nas ruas, onde liderou alguns pivetes para fazer pequenos furtos. Voltou à favela. Na primeira oportunidade, abateu o Marreco, bandido da área que o esculachava quando novo. Já tinha um ofício e alguma experiência. Teve um relevante sucesso. Mas depois de algum tempo, viu que seu negócio não passava de uma microempresa. Olhou ao redor e percebeu que havia um mercado imenso, muito mais próspero que o dele. O que fazer? Comprar todas as empresas!
Parece que as notícias se mantém em loop. Há alguns anos, iniciei uma série chamada Dinâmica dos Fluidos Políticos no Rio de Janeiro. Em uma dessas partes, falamos sobre Moreira Franco, um dos personagens centrais dessa confusão política, junto com os outros governadores, como Leonel Brizola, Garotinho e Cabral.
A ascensão de Mané não foi sorte. Pelo contrário. Lembra do Cenoura, aquele funcionário de carreira do tráfico? Sua intuição de “caça-talentos”, famoso “headhunter“, fez a diferença, cooptando esse especialista que já havia trabalhado na máquina de defesa estatal, o chamado “exército”. Galinha entendeu rapidamente o modus operandi das coisas. Aos poucos, toda a sua motivação amorosa foi transformada numa guerra orientada aos negócios.
O filme de Fernando Meirelles foi feito no conjunto habitacional Nova Sepetiba, construído há pouco tempo, e que reproduz a Cidade de Deus dos anos 60, com baixa ocupação.
Sua liderança, sem dúvidas, é a mais admirada no senso comum: a da simpatia. Bené e Dadinho, desde moleques, faziam a parceria perfeita. Sagacidade e simpatia unidas promoveram as mudanças necessárias na carreira dos dois. Mas Bené não tinha a sede de crescer sua empresa como Zé. Ele queria, literalmente, uma casa no campo.
Em 21 de abril de 1960, Brasília foi inaugurada. A data marcou algo ainda mais importante. Depois de 198 anos como capital federal, o Rio de Janeiro perdia o posto para cidade planejada do planalto central. Não era mais o distrito federal. Era apenas um estado da federação: o estado da Guanabara.
No mesmo ano, Carlos Lacerda tornava-se governador guanabarino. Entretanto, o ferrenho opositor de Getúlio Vargas preparava-se para disputar o cargo mais alto da hierarquia política: Presidente da República. Para tal, precisava ter marcos em sua gestão. E um dos mais visíveis foi o processo de remoções das favelas da zona sul.
Outra das intenções sobre a localização da obra era que seus moradores pudessem ser mão de obra barata para a Barra da Tijuca. Na época, o bairro já estava sendo desenvolvido para ser de alta renda.
Mas é apenas uma ilusão. Sem esquecer que era um período de… Ditadura Militar (1964–1985).
Mas é apenas uma ilusão. Sem esquecer que era um período de… Ditadura Militar (1964–1985).
Mané Galinha é morto por Otto, um menino que havia se infiltrado na gangue para vingar a morte de seu pai, morto por Galinha em um assalto a banco. Zé Pequeno e Cenoura são presos.
Na época, o projeto de urbanismo foi financiado pelo BNH (Banco Nacional de Habitação), similar ao Minha Casa Minha Vida. A ideia era que pessoas de baixa renda tivessem sua própria residência, pagando apenas 10% de seu salário, disse Badolato.
Dadinho tentou entrar no mercado. Foi difícil no início. Os colegas mais experientes não permitiram que ele participasse do assalto ao motel. Deram para ele uma função menor, natural para os menos experientes. Ficou bem chateado. No fundo, ele sabia do seu potencial, mas nem desconfiava que havia algo que ele sentia mais prazer do que fazer (no caso roubar) dinheiro: ele era um predador. Entrou no motel e configurou latrocínio por puro prazer.
Rio de Janeiro, zona oeste da cidade. Lá, está a Cidade de Deus da história real, aquela de verdade que acontece na vida de muitas pessoas. Bem além do filme clássico de 2002, onde Bené, Zé Pequeno e Mané Galinha representam traficantes de uma era romântica que nunca existiu. Aqui você lerá um resumo sobre a criação dessa que é uma das comunidades mais famosas do Brasil.
Os quatro filmes brasileiros indicados — cinco, incluindo Cidade de Deus, que foi indicado fora da categoria Filme Estrangeiro, nas categorias Direção, Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia (porque filmes estrangeiros, se exibidos comercialmente nos Estados Unidos, concorrem automaticamente ao Oscar fora dessa …
Em 21 de abril de 1960, Brasília foi inaugurada. A data marcou algo ainda mais importante. Depois de 198 anos como capital federal, o Rio de Janeiro perdia o posto para cidade planejada do planalto central. Não era mais o distrito federal. Era apenas um estado da federação: o estado da Guanabara.