Louis Pasteur (Dole, 27 de dezembro de 1822 – Marnes-la-Coquette, 28 de setembro de 1895) foi um cientista francês, cujas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. ... Pasteur é considerado um dos três principais fundadores da microbiologia, juntamente com Ferdinand Cohn e Robert Koch.
Resultados: Louis Pasteur foi um cientista francês que contribui de inúmeras formas para as Ciências, principalmente para o campo da microbiologia ao derrubar a teoria da biogênese comprovando que os microrganismos presentes no ar é que provocavam a deterioração do caldo de carne no seu experimento.
⇒ 1857 a 1914 = Idade Ouro da Microbiologia = rápidos avanços, liderados por Pasteur e Robert Koch, levaram ao estabelecimento da Microbiologia como uma ciência. - Pasteur descobriu que microrganismos, denominados leveduras, convertiam os açúcares para álcool na ausência de ar. Esse processo foi denominado FERMENTAÇÂO.
28 de setembro de 1895
Carbúnculo e tuberculose Koch descobriu o agente bacteriano causador do carbúnculo (ou antraz) e descreveu, pela primeira vez, como a transmissão da doença se dá através dos esporos – este foi seu primeiro grande trabalho científico, publicado em 1876.
Um dos fundadores da microbiologia, o alemão Robert Koch foi o primeiro a descobrir o agente do carbúnculo e o bacilo da tuberculose.
As suas principais contribuições para a ciência médica incluem a descoberta e a descrição do agente do carbúnculo e do seu ciclo, a etiologia da infecção traumática, os métodos de fixação e de coloração de bactérias para estudo no microscópio, com respectiva identificação e classificação; e a descoberta, em 1882, do ...
No dia 24 de março de 1882, o médico alemão Robert Koch anunciava a identificação do bacilo causador da tuberculose.
A descoberta em 1882 do bacilo causador da tuberculose humana - Mycobacterium tuberculosis, por Robert Koch (1843-1910), da forma de transmissão da doença através de gotículas produzidas pela tosse que se espalhavam pelo ambiente (Pflügge, 1847-1923) e pelo surgimento em 1895 da radiografia (Roentgen, 1845-1923), ...
Outra teoria corrente definia a tuberculose como uma doença da constituição física, ou seja, nascia-se com o organismo predisposto ou com a moléstia. Essa idéia é remanescente de Hipócrates, que afirmava que um tísico nascia de outro igualmente doente morrendo tísico.
O que é tuberculose? A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
A tuberculose causou enorme preocupação pública no século XIX e no início do século XX, como a doença endêmica entre as classes pobres das cidades. Na Inglaterra de 1815, uma entre quatro mortes eram devido à tísica pulmonar; por volta de 1918, uma dentre seis mortes na França ainda era causada pela Tuberculose.
Com a descoberta da quimioterapia antibiótica específica na década de 1940 e a comprovação de sua eficácia ao longo das décadas de 1950 e 1960, o tratamento passou a ser ambulatorial sem a necessidade de internação, o que culminou na desativação dos sanatórios.
Apesar de sua introdução pela Região Norte, foi no nordeste que a cólera se difundiu com toda a intensidade, concentrando 155.