O lotos (em grego: λωτός; romaniz.: lōtós) ou árvore de lótus (ou árvore de lotos) é uma planta fantástica que aparece em duas histórias da mitologia grega: a Odisseia de Homero e em Metamorfoses e Fastos de Ovídio, que também é mencionada no Livro de Jó do Antigo Testamento, por Plínio, o Velho e por Maomé. ...
Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.
Na ecologia, a resiliência é a capacidade de um ecossistema de responder a uma perturbação ou distúrbios, resistindo a danos e recuperando-se rapidamente. ... Difere de resistência, que é a capacidade de um sistema de manter sua estrutura e funcionamento após um distúrbio.
No contexto da ecologia, a resiliência é a aptidão de um determinado sistema que lhe permite recuperar o equilíbrio depois de ter sofrido uma perturbação. Este conceito remete para a capacidade de restauração de um sistema.
A resiliência física de solos é proveniente de processos regenerativos que incluem ciclos de umedecimento e secamento, congelamento e descongelamento assim como as atividades biológicas.
Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.
Os ecossistemas marinhos incluem: a planície abissal (áreas como corais do mar profundo, quedas de baleias e piscinas de salmoura), regiões polares como a Antártica e o Ártico, recifes de coral, o mar profundo (como a comunidade encontrada na coluna de água abissal), fontes hidrotermais, florestas de algas, manguezais, ...
Ecossistemas brasileiros - Mapa da distribuição dos ecossistemas
Os ecossistemas podem ser observados em diferentes escalas. O maior ecossistema existente é a própria biosfera, que corresponde a todos os locais do globo onde existe vida. Outro exemplo são as florestas tropicais, que se destacam por sua grande biodiversidade.
Existem dois tipos de ecossistemas: os aquáticos e os terrestres. Entre eles destacam-se: Florestas – São divididas em quatro partes: tropicais, temperadas, taiga e savanas. É considerado o maior ecossistema devido a sua grande biodiversidade.