Filémon era um cristão associado com a igreja ou congregação em Colossas, a quem o apóstolo Paulo escreveu uma carta particular e que hoje faz parte do Novo Testamento da Bíblia. ...
Os hebreus eram um povo da Antiguidade que, segundo a narrativa bíblica, teria suas origens na Mesopotâmia. Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região.
Canaã
A terra prometida era descrita em termos de extensão territorial como indo do Rio do Egito ao Rio Eufrates,o que hoje compreenderia os territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.
A Mesopotâmia foi marcada pela importância de deuses, ritos, da astrologia e por uma produção artística onde se destacava a arquitetura. Eles eram politeístas (vários deuses), entre principais deuses estavam: Anu, deus do céu; Ishtar, deusa do amor; Shamash, deus do sol e justiça.
A arquitetura suméria difere da arquitetura egípcia pelo exclusivo emprego de tijolo, pois a região era muito pobre em pedra. ... Estes templos, que primitivamente eram pequenas estruturas com forma oval, transformaram-se mais tarde em grandes edifícios, construídos em tijolos de argila secos ao sol.
Além disso, com o desenvolvimento da escrita cuneiforme (sistema de cunhagem de caracteres simbólicos em placas de argila), os sumérios conseguiram controlar e registrar de forma melhor o fluxo de excedentes que era produzido nas cidades.