Frida Kahlo (1907-1954) foi uma pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias. ... Sua primeira pintura foi “Autorretrato em um Vestido de Veludo”, dedicado a Alejandro Gómez Arias, seu ex-noivo.
Frida Kahlo foi uma importante pintora mexicana do século XX. É considerada, por alguns especialistas em artes plásticas, uma artista que fez parte do Surrealismo. Porém, a própria Frida negava que era surrealista, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua própria realidade.
Pintura
O quadro "A Coluna Partida" foi pintado logo após Frida passar por uma cirurgia na coluna vertebral. A operação a deixou acamada e "presa" a um espartilho metálico, que ajudava a aliviar a dor intensa e constante que ela sentia. Na pintura, ela se retratou de pé no meio de uma paisagem árida e rachada.
Quadro de Frida Kahlo é leiloado por US$ 8 milhões - Jornal O Globo.
Ela dizia que não pintava símbolos, pintava sua própria realidade. Seus autorretratos tinham uma função primordial em sua vida: a de funcionar como um espelho vivo de sua alma. ... Frida criava por meio de seus autorretratos um espelho próprio, um olhar que tinha a função de autossustentação e reconhecimento de si mesma.
Coyoacán, Cidade do México, México
Resposta: A pintura representa a dor e o sentimento de traição que Frida sentiu quando descobriu que Diego tinha uma relação amorosa com a sua irmã mais nova Cristina. ...
RIO - Mexicana, pintora, comunista e bissexual, Frida Kahlo teve sua vida retratada em livros, peças de teatro e filmes — além das inúmeras exposições de sua obra. Morta em 1954, aos 47 anos, ela se tornou símbolo do feminismo, inclusive no Brasil.
Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, mundialmente conhecida por Frida, seguido do sobrenome alemão herdado do pai, Kahlo, morreu aos 47 anos em 1954. Sua curta vida, no entanto, foi seguida por décadas em que se transformou em uma das figuras femininas mais conhecidas do mundo, de mito à mercadoria.
Rainha dos autorretratos Dos 143 quadros pintados por Frida Kahlo em toda a sua vida, 55 são de seu próprio rosto. Sua justificativa é que ela passava muito tempo sozinha e que esse assunto – ela mesma – era o que ela mais dominava.
Agora, as conclusões da pesquisa feita pelos especialistas do museu de Amsterdã atribuem, sem dúvidas, o quadro a Van Gogh, somando a obra a cerca de outros 35 autorretratos pintados por ele entre 1886 e 1889, a maioria em Paris.