Enoque é um dos personagens mais conhecidos do Antigo Testamento, apesar das poucas referências acerca dele. Antes de falarmos sobre quem foi Enoque, também é preciso saber que em Gênesis existem dois Enoques, e não podemos confundi-los. O outro Enoque citado em Gênesis é o filho mais velho de Caim (Gn 4:17), que deu nome à cidade edificada por seu pai.
A história de Enoque é relatada no Antigo Testamento e descreve um homem justo que andou com Deus e foi levado por Ele sem passar pela morte. Enoque é lembrado por sua fé e devoção, sendo um exemplo de vida piedosa e íntima com Deus.
Sobre a citação feita por Judas nos versículos 14 e 15, e que remetem a alguns trechos do Livro de Enoque (1:9; 63:8; 93:3), os estudiosos se dividem. Alguns acreditam que Judas fez uma citação de uma tradição oral, que também estava presente no Livro de Enoque. Outros acreditam que Judas estava intencionalmente citando uma literatura pseudoepígrafe usada por falsos mestres a fim de silenciá-los com seu próprio material.
A Bíblia destaca Enoque não apenas por sua genealogia, mas também por sua retidão e relação especial com Deus. Gênesis 5:24 diz: “Enoque andou com Deus; e ele não era mais, porque Deus o tomou.” Esta passagem é frequentemente interpretada como indicando que Enoque foi levado ao céu sem experimentar a morte, um feito único em sua geração.
Quem Somos | Cadastre-se | Imagens Evangélicas | Contato | Termos de Uso e Política de Privacidade
No Paquistão, a mulher caminha cinco passos atrás do marido. Já em nossa cultura, homens e mulheres caminham lado a lado. Isso denota intimidade, amor e aceitação mútua.
É um exemplo de como Deus pode agir de maneiras incomuns em relação aos seus servos fiéis, e é considerado um exemplo de vida piedosa e confiança na força divina para os crentes até hoje.
Enoque confiou em Deus completamente e buscou uma vida piedosa, mesmo em meio à maldade e à corrupção do mundo ao seu redor. Sua fé o levou a andar com o Senhor e desfrutar de uma comunhão íntima com Ele.
Dentre os três livros, sem dúvida o mais importante é o Primeiro Livro de Enoque, cuja totalidade foi composta em diferentes ocasiões durante os dois últimos séculos depois de Cristo. Alguns estudiosos consideram que as seções mais antigas desse livro pertencem ao período dos macabeus. Esse livro tem alguma finalidade no tocante aos estudos do período intertestamentário, lançando luz ao pano de fundo desse período, e fornecendo algumas informações sobre a teologia judaica pré-cristã, embora não possa ser considerado canônico em hipótese alguma.
A trasladação de Enoque é um evento descrito na Bíblia em que Deus levou Enoque, um homem justo que andou com Ele, sem passar pela morte: “Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém. Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” (Gênesis 5:21-24). Segundo as escrituras ele foi arrebatado, que significa “mudado de um lugar para outro”.
Foram encontrados três livros que trazem o nome de Enoque como autor, sendo eles: Primeiro Livro de Enoque, Segundo Livro de Enoque e Terceiro Livro de Enoque. O conteúdo dos livros contém algumas semelhanças.
O Pai de Enoque viveu 962 anos. O Filho de Enoque, Matusalém, viveu 969 anos. Enoque Viveu 365 anos, bem mesmos que a média de vida no seu tempo. Portando, o importante não é quanto tempo você vive, mas como você vive!
Sem dúvidas, Enoque andou com Deus. A Bíblia sempre prioriza contar aquilo que é mais relevante ou que é a característica que mais se destaca na vida de seus personagens. Portanto, o que chamava a atenção de todos em Enoque era o fato dele andar com Deus.
Enoque viveu 365 anos, antes de ser trasladado corporalmente ao céu, para estar na presença de Deus. Assim, Enoque, juntamente com o profeta Elias, foram os dois homens do Antigo Testamento que não experimentaram a morte (Gn 5:24; 2Rs 2:1-11). Isso prova que a imortalidade ou a vida após a morte, foi ensinada no primeiro período do Gênesis.
Enoque andou com Deus porque era um profeta e como todos os profetas ele conseguiu vislumbrar a vinda de Cristo (Judas 14, 15). Ele estava de olho na volta de Jesus!
Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.
O mais famoso deles, o Primeiro Livro de Enoque, é amplamente conhecido pela sua versão Etíope. O Livro de Enoque já existia no período apostólico, e também era conhecido por alguns pais da Igreja como Clemente de Alexandria, Irineu e Tertuliano, mas seu original acabou desaparecendo, sobrando apenas fragmentos em grego e etíope. Em Qumram, em umas das grutas, foram encontradas partes de manuscritos de 1 Enoque escritos em aramaico.
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!
Que Deus assopre as chamas do Espírito Santo em nossa vida para que o nosso primeiro amor seja restaurado e venhamos a estar cheios de fervor e intensidade para andarmos em íntima comunhão com Deus.