Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um antropólogo, sociólogo, educador, escritor e político brasileiro. Destacou-se por seu trabalho em defesa da causa indígena e da educação no país. Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, em Minas Gerais, no dia 26 de outubro de 1922.
Descendentes de indígenas nativos, colonizadores europeus e africanos escravizados, carregamos em nossa formação cultural a origem desses três povos, ao mesmo tempo em que sintetizamos, em nossa cultura, os elementos deixados por esses povos. ... É isso que nos torna um país de cultura miscigenada, variada e bela.
Montes Claros, Minas Gerais, Brasil
Resposta. Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um antropólogo, sociólogo, educador, escritor e político brasileiro. ... Escreveu várias obras sobre etnologia, antropologia, educação, além de romances. Seu último trabalho, em 1995, foi "O Povo Brasileiro - a Formação e o Sentido do Brasil".
17 de fevereiro de 1997
Darcy Ribeiro foi o primeiro reitor da instituição educacional, que hoje é referência em pesquisas acadêmicas no Brasil. Entre 1962 e 1964, o antropólogo foi ministro da Educação e ministro Chefe da Casa Civil do governo do Presidente João Goulart.
Resposta. Sobre os textos do escritor Darcy Ribeiro, temos que a resposta certa é: ... Isso porque antes de morrer ele escreveu um texto sobre a diversidade geo-étnica da população brasileira no seu ensaio histórico-antropológico intitulado O Povo Brasileiro, editado em 1995.
O povo brasileiro foi originado a partir da miscigenação entre diferentes etnias. A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. ... Nesse período, desembarcaram no Brasil milhões de negros africanos, que vieram para o trabalho escravo.
Os “Brasis”: No livro “O Povo Brasileiro”, o antropólogo Darcy Ribeiro aborda a história da formação étnica e cultural do povo brasileiro. Nesta obra lançada no ano de 1995, o autor estabelece 5 “Brasis” diferentes: O Brasil sertanejo, O Brasil crioulo, O Brasil caboclo, O Brasil caipira e o Brasil sulino.
As matrizes étnicas do povo brasileiro foram os nativos da terra (índios), os europeus (portugueses que chegaram por aqui) e os negros africanos (trazidos à força para escravização). No desenrolar da História e com a miscigenação, essa três culturas (acrescidas de outras mais adiante) geraram a cultura brasileira.
O circo contemporâneo tem como características inovadoras a adição de técnicas circenses, em conjunto com elementos teatrais, ou seja, os números apresentados têm um fio condutor, temático ou estético, que dá sequência lógica ao espetáculo.