Dante Alighieri foi um dos mais importantes escritores humanistas do renascimento literário. Ele é considerado o maior escritor de língua italiana e um dos mais importantes da literatura universal. Sua obra mais relevante é o poema intitulado “A Divina Comédia”.
Cada estrofe tem três versos e cada uma de suas três partes contém 33 cantos. Os 3 livros que compõem a Divina Comédia são divididos em 33 cantos (sendo que o Inferno possui um canto a mais que serve de introdução ao poema), com aproximadamente 40 a 50 tercetos. No total, são 100 cantos e 14.
O próprio autor de Eneida, Virgilio, é escolhido como mestre e guia espiritual do poeta, sendo um dos três personagens principais do poema. A obra se constitui num compêndio onde todo o conhecimento do mundo clássico é transubstanciado pela cosmovisão de um homem da Idade Média.
Dante precisa de muita ajuda na saga que ele tem de enfrentar, e Virgílio para ele, é a imagem, a personificação da Razão.
Que imenso projeto é esse da Comédia, ao mesmo tempo político, religioso e mesmo profético! Assim, seu autor declara no Paraíso: “Esta matéria da qual sou o escriba demanda para si todo meu cuidado” (Par. X, 26-27).