Andreas Vesalius (1514-1564) é considerado o Pai da Anatomia Moderna e um autêntico representante da Renascença. Seus estudos, baseados na dissecação de corpos humanos, diferiam dos de Galeno, que baseava seu trabalho em dissecação de animais, constituiu-se em um notável avanço científico.
Ana, em partes; tome, cortar. O termo anatomia, de origem grega, significa “cortar em partes”. Antigamente referia-se ao ato de explorar as estruturas do corpo humano por uso de instrumentos cortantes como anatomizar, hoje substituído pela palavra dissecar.
Anatomia humana é o campo da biologia responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa “parte”, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo.
Avanços da Anatomia Humana Um destes avanços foi o uso do microscópio. Na técnica antiga, os corpos eram abertos de forma manual. Com a tecnologia foi possível aprimorar a técnica e o que só poderia ser visto a olho nu, hoje ganha amplitude e rapidez no processo de investigação do corpo humano.
Os tratamentos passaram a ser determinados por observações, experimentos e conclusões embasadas pela pesquisa científica. Graças à liberdade intelectual, o século XVI foi um período de grandes avanços na anatomia e na cirurgia.
Alcméon, na Grécia, lutando contra o tabu que envolvia o estudo do corpo humano, realizou pesquisas anatômicas já no século VI a.C. (por isso muitos o consideram o “pai” da anatomia). Entre 600 e 350 a.C. , Empédocles, Anaxágoras, Esculápio e Aristóteles também se dedicaram a dissecações.
Endomorfos. Existem também os endomorfos. São pessoas que possuem facilidade para engordar. As características mais comuns são: dificuldade para conseguir definição, maior acúmulo de gordura corporal, metabolismo lento e dificuldade para controlar a ingestão de calorias.
Como identificar o biotipo? Observando as características do corpo e comparando com as dos biotipos dá para ter uma noção de qual se encaixa. Porém, apenas um profissional é capaz de identificar com certeza. Isso porque, mais do que aparência física, o biotipo tem a ver com o metabolismo.
O ectomorfo é o famoso “magro de ruim”, o mesomorfo é aquele que tem o corpo mais definido sem mesmo fazer exercício físico. E o endomorfo é o que ganha peso só de olhar para a comida. ... Sempre vai existir a predominância de um desses tipos físicos em cada um de nós.
Teste de pulso